Home>BIRD Magazine>DIVAS, ÍDOLOS DA JUVENTUDE OU PRODUTOS DE MARKETING?
BIRD Magazine

DIVAS, ÍDOLOS DA JUVENTUDE OU PRODUTOS DE MARKETING?

PAULO SANTOS SILVA

Procurando tema para a escrita da crónica desta semana, deparei com o facto de a atriz e cantora Selena Gomez comemorar hoje, 23 anos de idade.

Para os menos familiarizados com a atriz, direi que se tornou conhecida pela interpretação da personagem Alex Russo, na série Os Feiticeiros de Waverly Place exibida no Disney Channel. Esta série, além de a tornar conhecida, ganhou inclusivamente um Emmy, que é como quem diz o equivalente a um Oscar da televisão.
Selena Gomez, nascida na cidade de Dallas no Texas, além de atriz é cantora, dançarina, compositora e estilista. Entre outras, define como a sua principal influência a cantora Britney Spears, que tendo tido um início de carreira fulgurante, passou a ser mais conhecida e falada por aspetos da vida pessoal do que pela sua vida artística.
Aqui chegados e sendo Selena Gomez um produto da “Fábrica Disney”, tal como foram Vanessa Hudgens (High School Musical) e Miley Cyrus (Hannah Montana), surge a pergunta:
Estaremos perante divas ou produtos de marketing?
No primeiro caso, certamente que seriam cantoras e atrizes para perdurarem durante anos e certamente que o leitor que está a ler esta crónica, independentemente da sua idade, as conheceria. Não me parece que seja o caso. Serão então a segunda hipótese – produtos de marketing que se esgotam num determinado período de tempo, dando lugar a outros (as) que se lhe seguem e que terão o mesmo período de validade (ou até menor…). 
A menos que… 
Exatamente!!!
A menos que “rompam” completamente com aquilo que é esperado dessas personagens e façam o que Miley Cyrus fez (o único nome que certamente alguns leitores conseguiram identificar nesta crónica), ou seja, transformou-se no completo oposto da personagem que interpretava na série que a celebrizou. Somou escândalos atrás de escândalos, deixando porventura de interessar a uma franja mais jovem e conquistando a atenção de uma franja mais adulta. Novamente outra questão se coloca:
Haverá espaço para outro fenómeno igual?
Parece-me que haverá sempre espaço para tudo o que for polémico. Se assim não fosse, certamente que não haveria tanto paparazzi e tanta imprensa cor-de-rosa. Agora, que exemplos ficam para os nossos jovens e para as nossas crianças? Devemos preocupar-nos em demasia? Não me parece. Se por um lado, sentimos saudades de séries como “Heidi”, “Marco”, “As Misteriosas Cidades do Ouro”, “Verão Azul”, apenas para citar algumas e não ser muito extensivo na lista que advém dos tempos em que a televisão se resumia a 1 canal (RTP), não devemos ser demasiado fundamentalistas ao ponto de pensar “no meu tempo é que era…”.
As séries atuais, continuam a dar bons exemplos aos nossos jovens e a dar a conhecer atores e atrizes preocupados em usar da melhor forma a sua notoriedade, como é o caso da nossa aniversariante.
Não é por acaso que Selena Gomez tem estado envolvida no Disney’s Friends for Change (uma organização que promove comportamentos amigos do ambiente) e que foi oficialmente nomeada em 2009, Embaixatriz Internacional da UNICEF.
Deixo-lhe uma sugestão de audição – o tema “Send It On”, que é o Hino do Disney’s Friends for Change!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.