![]() |
Paralelamente à escrita, Anabela Borges é professora de Português. |
Anabela Borges nasceu em Telões, Amarante, onde reside actualmente. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Em 2011, foi vencedora do prémio literário “Conto por Conto”, com o conto “A Tundra (cemitério de memórias)”, com a chancela da Alfarroba Editora.
Em 2012, o seu conto “A Pergunta (fim de linha)” foi distinguido com o prémio “melhor conto” pela Pastelaria Studios Editora, valendo-lhe o prémio da publicação de um livro da sua inteira autoria, que resultou na publicação da anthologia de contos “Até Ser Primavera”.
Tem participado em diversas colectâneas, essencialmente com contos e poesia. A cada ano, desde 2012, publica um conto de Natal.
Participa no projecto da Revista online Bird Magazine, com uma crónica semanal.
![]() |
Anabela Borges no lançamento do seu último livro, “AS FAMÍLIAS DOS ANIMAIS” |
“AS FAMÍLIAS DOS ANIMAIS”, fábulas em verso, da editora Lugar da Palavra, é o seu primeiro livro infanto-juvenil, ou seja, para todas as idades!
2015:
“Os Anjos de Pedra”, obra que agora se publica, narrativa de inspiração inesiana, desfia uma sequência de solilóquios de Inês de Castro e de Camões (que, como se sabe, tratou o tema n’ “Os Lusíadas”) e que, à beleza do modo de dizer antigo, associa o olhar do homem dos nossos dias.
Uma pequena obra que não é uma obra pequena.
Questionada sobre o que trata a narrativa, Anabela Borges declara:
Trata-se de uma narrativa a duas vozes (a de Camões e da própria Inês) sobre a mui nobre e grandiosa (segundo muitos creem, única no mundo) rainha póstuma, Inês de Castro. É uma obra que me é muito cara, já que a tenho escrita há quase três anos e só agora (depois de apreciá-la, cuidá-la, ‘ouvi-la’) me decidi a publicá-la.
A obra virá a lume com a chancela da EDIÇÕES SEM NOME, pela mão do meu caríssimo editor Luiz Pires Dos Reys. A apresentação estará a cargo do estimado Poeta José Emílio-Nelson.
Lançamento da obra:
DIA 21 DE NOVEMBRO, SÁBADO, PELAS 16:30, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL ALBANO SARDOEIRA, EM AMARANTE.