Home>BIRD Magazine>CONGRESSO NACIONAL DE PODOLOGIA
BIRD Magazine

CONGRESSO NACIONAL DE PODOLOGIA

FÁTIMA LOPES
A Associação Portuguesa de Podologia promoveu o XI Congresso Nacional de Podologia durante os dias 15 e 16 de Abril de 2016, no Porto Palácio Hotel Congress & Spa, na cidade do Porto.
Esta 11ª edição do Congresso Nacional de Podologia congratulou-se com o apoio científico da CESPU, Universidade de Barcelona e do Health Universitat de Barcelona Campus.
A criteriosa escolha de temáticas apresentadas e a participação dos mais conceituados conferencistas nacionais e internacionais provenientes de Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e EUA proporcionou a todos os Podologistas a partilha de conhecimento e atualização de temas inovadores na área da saúde do pé.
As palestras apresentadas nas áreas de podiatria clinica, cirúrgica, infantil, desportiva, geriátrica, biomecânica e ortopodiatria, podoposturologia e do pé diabético juntamente com o contributo dos centros de investigação e dos investigadores envolvidos do IINFACTS, Universidade de Barcelona, Universidade de Sevilha, Universidade de Madrid e de instituições científicas, médicas e desportivas nacionais e estrangeiras proporcionaram formação de qualidade e interdisciplinaridade aos podologistas presentes.
Este congresso primou pela aplicabilidade prática das palestras apresentadas tal como o conhecimento de novas tecnologias, o que os centros tecnológicos estão a fazer de melhor e o que os centros de investigação estão a produzir na área do pé. 
Na área tecnológica associada ao setor do calçado gostaria de destacar uma novidade: ASHA / All Shoes Adaptable – Calçado fisiologicamente adequado com possibilidade de acoplar uma ortótese plantar.
DOMINGOS GOMES
DR
Este calçado foi desenvolvido por uma Designer Catarina Ravara e duas podologistas Dr.ª Fátima Carvalho e Dr.ª Joana Azevedo; com base no conceito modular, o que permite ao utilizador “transformar” o calçado consoante o seu estilo através de vários módulos. Todo o conceito se baseia na transformabilidade, desde a parte estética até à palmilha. Esta palmilha é anatómica e amovível; o que confere mais conforto e a possibilidade de a remover e substituir por uma ortótese plantar (palmilha clinicamente prescrita e desenvolvida por um podologista).
No decorrer da sessão de abertura do XI congresso de Podologia; o fundador do curso de Podologia em Portugal e diretor do mesmo desde sempre: Dr. Domingos Gomes – Licenciado em Medicina e cirurgia e Especialista na área da Medicina Desportiva; foi homenageado com o prémio Serpa Oliva; pela Associação Portuguesa de Podologia, pela sua dedicação e empenho á podologia. Todos os Podologistas presentes aplaudiram a entrega do prémio com muita alegria e satisfação.
Este congresso foi profícuo ao nível do conhecimento e da inovação em Podologia e contou com a colaboração da indústria farmacêutica, laboratórios e empresas dos diferentes ramos (inter) ligados à podologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.