Home>BIRD Magazine>DEPRESSÃO OU TRISTEZA?
BIRD Magazine

DEPRESSÃO OU TRISTEZA?

JORGE MADUREIRA
Vejo muitas pessoas a sofrerem de depressão mas só algumas aceitam e decidem mudar. Contudo, verifico que muitas pessoas confundem depressão com tristeza momentânea, que ao fazer essa confusão e não perceberem a diferença passam a ingerir anti depressivos desnecessariamente. Muitas são as vezes em que nos sentimos tristes mas não necessariamente deprimidos. Se essa tristeza for constante, aí sim estaremos a caminhar para um estado depressivo. 
Não sou técnico nem pretendo dar conselhos a ninguém. A minha experiência de vida e de convivência com depressões profundas em determina altura da minha vida deu para analisar e perceber determinados comportamentos, assim como poder dar a volta. São muitas as ocasiões em que nos sentimos tristes e parecendo deprimidos. Basta ter alguns problemas para enfrentar e resolver… Mas a tristeza é “só” uma emoção básica do ser humano assim como a alegria, o medo, ódio, horror, a raiva, etc.
O cérebro reage de diferente forma em todas as pessoas. Quantas vezes nem conscientes estamos dessas emoções. É muito importante saber lidar com essa “realidade” que ataca o nosso corpo para assim sabermos como lidar e enfrentar situações de tristeza. Devemos sair rapidamente dessa situação (de tristeza) e com sucesso para evitar essa doença grave e que muito nos limita a vida, que é a depressão. É necessário ser forte e ter momentos de introspeção para poder seguir em frente com positivismo. A tristeza “é necessária” apenas para aprender com as experiências que vivemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.