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LIBERDADE SEM JUSTIÇA?

JOÃO TEIXEIRA
1. A liberdade é um tema essencialmente bíblico e marcadamente cristão. Cristo é o paradigma da liberdade porque é o paradigma da verdade. Só na verdade há liberdade (cf. Jo 8, 32) 
2. Uma vida de mentira não é uma vida livre. Pelo contrário, é uma vida oprimida e opressora. Jesus pagou um alto preço por causa do Seu compromisso com a verdade. Nunca seguiu a corrente. Nunca pactuou com interesses. Era verdadeiro. Era livre. 
3. Em nome de Cristo, a Igreja nunca se pode calar quando a liberdade está em risco. A Igreja nunca pode estar do lado dos opressores. E o silêncio, como é óbvio, pode ser interpretado como conivência com os opressores. A liberdade está ameaçada quando os direitos não são respeitados e quando as injustiças são promovidas. 
4. Não havia liberdade em Portugal antes do 25 de Abril. Mas será que, hoje, há liberdade? Haverá liberdade quando uma parte significativa da população é impedida de aceder ao trabalho, à saúde e à educação? Haverá liberdade quando o delito de opinião dá sinais de ter regressado, quando uma pessoa é estigmatizada por assumir o que pensa e por dizer o que sente? Não será, por isso, altura de, também em Portugal, libertar a liberdade? 
5. Em nome de Cristo, a Igreja não se pode limitar a dar o pão aos famintos. Tem de ser também a voz dos espezinhados, dos explorados. A Igreja não pode ter medo das reacções. Só há reacção perante uma acção. Antes a crítica por causa da intervenção corajosa do que a censura por causa do silêncio cúmplice. 
6. Em nome de Cristo, a Igreja não pode pairar sobre a vida. Tem de aterrar na vida. Na vida das pessoas, especialmente das pessoas pobres. Na hora que passa, a Igreja tem o dever de ajudar a reconduzir a liberdade ao seu ambiente natural. 
7. É preciso recolocar a liberdade na verdade, na justiça e no desenvolvimento. Necessitamos de liberdade para procurarmos a verdade. E necessitamos da verdade para crescermos em liberdade. Sem liberdade não há verdade. Sem verdade não há liberdade. 
8. Ajustiça é, porventura, o domínio onde mais temos falhado. Falo da justiça processual e sobretudo da justiça existencial. Hoje em dia, Portugal é um país muito injusto. As assimetrias entre o litoral e o interior são mais que muitas. O desnível entre classes é aflitivo. A disparidade de salários é chocante. Um país injusto é um país livre? 
9. O desenvolvimento é visto numa perspectiva prioritariamente física, estrutural. Há, de facto, obra feita: estradas, edifícios, serviços. É importante, mas não basta. É imperioso apostar nas pessoas, na sua qualificação. 

10. O 25 de Abril não está concluído. É preciso que todos peguemos nele. O ideal de Abril é belo, é cristão. Não o deixemos amordaçar. Nem adiar.

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