Home>BIRD Magazine>AUTO ESTIMA
BIRD Magazine

AUTO ESTIMA

JORGE MADUREIRA
O que sentimos acerca de nós mesmos é muito importante em todo aspetos, assuntos e experiências. Como vivemos o trabalho, o amor ou como lidamos com a família. Como reagimos aos acontecimentos do dia-a-dia, determinarão aquilo que pensamos e aquilo que somos.
Os problemas que nos aparecem são um reflexo das visões que intimamente temos de nós mesmos. Ou seja, a auto-estima é crucial para o sucesso ou para o fracasso. Faz-nos entender a nós mesmos e aos outros. A imagem positiva que temos de nós é muito importante. Não pensar que as coisas más que aparecerem são só de acontecimentos exteriores. Nada de passividade.
Todos dias acontecem coisas, o mundo real não para, é aí que se desenvolve a auto-estima. Ser sólido e “controlar” o nosso interior. Pessoas com auto estima elevada, originam a capacidade de serem felizes. Acrescentam bem-estar pessoal, familiar e consequentemente produtividade nas suas vidas.
Quantas vezes acontece um desequilíbrio emocional em que as crenças em nós próprios e a nossas capacidades fogem? Como é que conseguimos manter a confiança em nós de forma a vivermos menos ansiosos e com mais alegria? Só de imaginar as coisas que conseguiríamos realizar se tivéssemos a confiança de que éramos capazes de vencer o que fosse e assim atingir os sonhos e objectivos. O ideal seria que o nível de auto-estima nunca fosse abalado perante circunstância alguma.
A auto-imagem positiva que temos de nós, faz florescer a auto-estima, é algo que de forma pró-activa construímos. A auto-estima não nasce nem se desenvolve na passividade, nem de acontecimentos exteriores, ela desenvolve-se no mundo real. Só do nosso interior pode sair a construção sólida que é sempre o pretendido.
A auto-estima é o quanto gostamos de nós mesmos.
É ter domínio de nós mesmos. Possuir a habilidade que temos para nos guiarmos a efectivamente fazer, o que queremos fazer. Em suma, ter auto-estima e auto-disciplina. Essencial ter domínio sobre nós mesmos.
Para melhorar a auto-estima, deve-se começar por algo que possamos fazer no imediato e facilmente. Serão estes pequenos triunfos que construímos impulso para ganhar mais confiança nas nossas capacidades. Cada coisa realizada, por mais pequena que seja, é um passo verdadeiramente importante na construção da confiança.
Motive-se!
Deixe de comparar-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.