Home>BIRD Magazine>APRENDA A COMER DE FORMA SAUDÁVEL
BIRD Magazine

APRENDA A COMER DE FORMA SAUDÁVEL

INÊS MAGALHÃES
O querer e o fazer…
Coabitamos numa sociedade consumista, e falo numa perspectiva geral. Compramos em demasia, consumimos em excesso e jamais usufruímos apenas daquilo que, realmente necessitamos. Os nossos estilos de vida, o nosso dia-a-dia e as nossas rotinas são de tal forma esgotantes, stressantes e por vezes angustiantes, que acabamos vazios de momentos de felicidade e prazer.
Vivemos muito atarefados, muito focados e sem tempo para valorizar aspectos que nos trazem felicidade. Faltam-nos os afectos, os momentos com a família, os amigos, os tempos de reflexão pessoal e até as ocasiões para cuidarmos de nós. Temos tempo para tudo e não temos tempo para nada, queremos tudo e não fazemos nada, somos tudo e realmente, não somos nada.
A falta destes aspectos fundamentais na nossa vida, leva cada vez mais à procura do bem-estar e prazer momentâneo, que geram alguma satisfação e preenchem um vazio que mora dentro de nós. Com isto quero dizer que, trocamos pequenos gestos e pequenos afectos, pelo consumo exagerado de bens materiais. Hoje em dia, se nos sentirmos desgostosos, aborrecidos ou tristes, procuramos sair para comprar uma peça de roupa, vamos ao supermercado e compramos um doce, simplesmente ficamos no sofá a ver televisão ou até colados ao monitor do computador nas redes sociais. Sabemos perfeitamente que no momento até retiramos algum prazer na nossa acção, mas é apenas num curto espaço de tempo, um prazer vazio, acompanhado por um forte sentimento de culpa, e é tão rápido que facilmente corremos em busca de uma nova satisfação sem percebermos que, aquilo que devemos encontrar, é um prazer inesgotável, uma felicidade incessante e um bem- estar físico e psíquico. 
Neste contexto, vou continuar a falar-vos daquilo que é ser saudável, dos nossos pecados gulosos, das nossas tentativas de fuga na comida, da procura de conforto e satisfação com a ingestão de alimentos, do que queremos e do que realmente, fazemos.
Na verdade repugno a frase “Somos o que comemos”, se pensarmos nela, apenas com uma visão corporal poderemos ter alguma veracidade, é certo que somos o resultado das nossas acções. Porém nós somos muito mais que um corpo, que uma simples forma, e muito mais do que aquilo que comemos. Nós somos o que sentimos, somos o que ouvimos, somos o que fazemos, somos o que dizemos, somos um pouco de tudo e um pouco de nada, somos o que queremos e o que podemos. Por esta razão, devemos sempre ter em mente estas palavras quando queremos ser saudáveis.
Procurar a nossa verdadeira felicidade através dos nossos prazeres é fundamental, e garanto que a comida é uma fonte de prazer. Verdade, mas não é só ela que nos traz o bem- estar que necessitamos.
Pense em mimar-se, pense em si, pense no que lhe faz bem e disfrute, pense naquilo de que gostaria e queria para si, pense nas coisas boas da vida, nas suas qualidades, nos amigos, na família e no amor. FAÇA MAIS POR SI, e acredite que nem sempre O QUERER E O FAZER permanecem juntos, evidentemente, somos seres humanos passíveis de falhas e erros. Importante é compreender esses erros e incluí-los no nosso processo de aprendizagem.
Todos nós somos capazes de ser saudáveis sem sacrifícios, sem fugas e sem culpas.
Aprenda hoje que a vida é demasiado curta para ser desperdiçada, então aproveite-a e seja bom consigo mesmo. 
O miminho de hoje para uma vida mais saudável:

Panquecas de Aveia, Chia e Canela

Ingredientes
1 Ovo inteiro
1 Clara
1 Cháv. de chá de flocos de aveia/ farinha de aveia
1 Colher de sopa de canela
1 Colher de chá de sementes de chia
1 Colher de café de extracto de baunilha
1 Colher sopa de iogurte grego
1 Colher de café de Fermento
Adoçante ou mel a gosto

Para a cobertura
Mel a gosto
1 Banana as rodelas/ morangos
Canela q.b.
Modo de Preparação
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, ou na varinha mágica, excepto os da cobertura. Triture até obter uma massa homogenia. Caso seja necessário facilitar a mistura adicione um pouco de leite ou mais uma clara. Leve a massa em pequenas porções

a uma frigideira anti aderente bem quente e deixe cozinhar a panqueca dos dois lados. Sirva polvilhado com mel, canela e adicione a fruta a gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.