Home>BIRD Magazine>ESTÁDIOS E CIDADES DO EUROPEU – BORDÉUS
BIRD Magazine

ESTÁDIOS E CIDADES DO EUROPEU – BORDÉUS

PALÁCIO DA BOLSA
DR www.bordeaux-tourism.co.uk
CRÓNICA DE GONÇALO NOVAIS

Breve descrição da cidade
Situada na região da Aquitânia, e distando uma distância de pouco mais de 200 km da fronteira espanhola, a cidade de Bordéus apresenta uma combinação de património histórico e dinamismo económico que a colocam entre as cidades mais convidativas para se viver, visitar e também investir.
No que concerne aos atractivos turísticos da cidade, dizer que Bordéus estende-se ao longo de duas margens do rio Garona (ou Garonne), cada uma das quais com os seus pontos de interesse. Na margem direita, destaque para os Quais, passeios reservados a peões que permitem observar, bem perto do rio, todo o conjunto de edifícios que embelezam a outra margem. Existem, a propósito desses edifícios, numerosíssimos locais de grande interesse a visitar, sendo de destacar o Palácio da Bolsa, a Ópera Nacional de Bordéus, os teatros Trianon e Femina, a Catedral de Bordéus ou a Basílica de Saint – Michel, todos relativamente próximos entre si, formando um belo e imponente conjunto monumental próximo do rio. Já numa localização mais interior da cidade, mais afastada do Garona, localizam-se o Campus da Universidade de Bordéus, o centro hospitalar e o Estádio Chaban – Delmas (antiga casa do clube de futebol mais representativo da cidade). Mais a norte, os amantes de golfe e hipismo têm à sua disposição, respectivamente, espaços de entretenimento e de prática desportiva como o Golf du Bordelais e o Hipódromo de Bordéus, e os Girondinos de Bordéus terão a partir de agora o seu novo estádio, o Matmut Atlantique, que vai acolher a fase final do Europeu. Bem perto do estádio, localiza-se uma das mais importantes atracções da cidade – o lago artificial –, havendo ainda nas imediações do recinto desportivo o Parque de Exposições de Bordéus e um vasto campo de golfe, o “Blue Green Bordeaux Lac”, já perto do rio numa zona mais a norte da cidade.
Investir na cidade também não deixa de ser convidativo. Além de uma produtiva indústria vitivinícola, que factura aproximadamente 3000 milhões de euros anuais, a indústria aeronáutica e aeroespacial, construção naval, biotecnologia e mesmo a indústria de jogos de computador são algumas outras actividades fortemente implantadas na região.
Convém fazer uma última alusão aos ilustres naturais da cidade, como os filósofos Michel de Montaigne e Montesquieu, o pintor romântico Eugéne Delacroix, o Nobel da literatura François Mauriac ou o político e combatente da Resistência Jacques Chaban Delmas, figuras de grande destaque da cidade e do país.
DR nouveau-stade-bordeaux.com
O estádio
NOME: Matmut Atlantique
LOTAÇÃO: 42.000 espectadores
INAUGURAÇÃO: Maio de 2015
CLUBE UTILIZADOR: FC Girondins de Bordeaux
Jogos do Euro 2016 em Bordéus
Fase de grupos
11/06/2016, 17h: País de Gales – Eslováquia.
14/06/2016, 17h: Áustria – Hungria.
18/06/2016, 17h: Bélgica – República da Irlanda.
21/06/2016, 20h: Croácia – Espanha.
Quartos-de-final
02/07/2016, 20h: Jogo a designar.
Nota: Este artigo foi realizado graças à informação facultada publicamente pela UEFA, no seu site oficial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.