Home>BIRD Magazine>ESTÁDIOS E CIDADES DO EUROPEU – LYON
BIRD Magazine

ESTÁDIOS E CIDADES DO EUROPEU – LYON



Breve descrição da cidade
A cidade de Lyon é uma cidade milenar, tendo sido fundada pelos romanos no séc. I a. C., sendo originalmente conhecida pelo nome de Lugdunum. Graças ao comércio de especiarias e seda, a cidade foi prosperando, mas o que hoje a torna mundialmente conhecida é mesmo a sua gastronomia, sendo mesmo considerada a capital gastronómica de França.
Ao nível da sua actividade cultural, existem muitos eventos de grande envergadura à disposição, tal como o Festival Bienal de Dança, a Bienal de Arte Contemporânea, o festival de música electrónica Noites Sonoras, o Festival de Cinema Lumiére e a Festa das Luzes.
Outro aspecto marcante da cidade é a importância que teve na indústria cinematográfica, já que foi aqui que os irmãos Auguste e Louis Lumiére fizeram os seus trabalhos pioneiros na indústria do cinema, tendo captado imagens da sua cidade. Outras figuras ilustres de Lyon foram Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro “O Principezinho”, e Paul Bocuse, dono de um restaurante agraciado com três estrelas Michelin.
Para visitar em Lyon destacam-se a Basílica de Notre-Dame de Fourviére (da qual se tem uma vista privilegiada quer da cidade quer dos Alpes), a cidade antiga (que combina edifícios renascentistas e ruas medievais estreitas com a presença de excelentes restaurantes típicos da cidade), o Parc de la Tête d’Or (verdadeiro “pulmão” da cidade, situado na sua zona norte), e o Museu Urbano Tony-Garnier (local a céu aberto com mais de 20 enormes murais).
O estádio
NOME: Stade de Lyon
LOTAÇÃO: 59.000 espectadores
INAUGURAÇÃO: Janeiro de 2016
CLUBE UTILIZADOR: Olympique Lyonnais
Jogos do Euro 2016 em Lyon
Fase de grupos
13/06/2016, 21h00: Bélgica – Itália
16/06/2016, 18h00: Ucrânia – Irlanda do Norte
19/06/2016, 21h00: Roménia – Albânia
22/06/2016, 18h00: Hungria – Portugal
Oitavos-de-final
26/06/2016, 15h: Jogo a designar
Meias-finais
06/07/2016, 21h: Jogo a designar
Nota: Este artigo foi realizado graças à informação facultada publicamente pela UEFA, no seu site oficial.
Foto estádio – UEFA
Foto cidade – www.en.lyon-france.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.