Home>BIRD Magazine>ESTÁDIOS E CIDADES DO EUROPEU – PARIS
BIRD Magazine

ESTÁDIOS E CIDADES DO EUROPEU – PARIS

Breve descrição da cidade
CRÓNICA DE GONÇALO NOVAIS
Lutécia foi o primeiro nome dado à actual capital francesa, que foi baptizada de Paris apenas após o estabelecimento de uma tribo celta na região, no séc. III a. C.
A sua elevação a capital ocorreu em 508, por iniciativa de Clóvis, rei dos francos, após o colapso do Império Romano. E foi a partir daí que a cidade se tornou o centro administrativo de uma das nações mais poderosas a nível europeu, o que fez com que naturalmente muitas das ideias progressistas e períodos de agitação intelectual e difusão de numerosas correntes de pensamento conducentes a algumas das revoluções políticas e socioculturais de maior impacto na história da Humanidade tivessem em Paris um natural centro difusor.
Ainda hoje a ditar e definir “modas” no referente à gastronomia, vestuário ou às artes, Paris apresenta um imenso e inigualável património arquitectónico que atesta bem a sua importância histórica, intelectual e artística, como a Torre Eifell, a Basílica do Sagrado Coração de Paris, o Museu do Louvre ou o Jardim das Tulherias, isto para não falar do bairro histórico de Marais (onde se podem encontrar imensos cafés, restaurantes e cervejarias), da Boulevard Haussmann e das Galerias Lafayette (pontos de paragem obrigatórios para compras), havendo ainda a possibilidade de realização de cruzeiros pelo rio Sena. Não chega um pequeno artigo para descrever os imensos motivos de interesse oferecidos pela capital francesa.
Apesar do recente domínio do Paris Saint-Germain no campeonato francês de futebol, são no entanto outras modalidades desportivas que mais colocam em destaque a cidade, nomeadamente através do prestigiadíssimo torneio Roland Garros, um dos quatro Grand Slams do calendário anual do ténis internacional, ou da última etapa do mais do que credenciado Tour de France no ciclismo.
O estádio

NOME: Parque dos Príncipes
LOTAÇÃO: 45.000 espectadores
INAUGURAÇÃO: Maio de 1972
CLUBE UTILIZADOR: Paris Saint-Germain FC
Jogos do Euro 2016 em Paris
Fase de grupos
12/06/2016, 14h00: Turquia – Croácia
15/06/2016, 17h00: Roménia – Suíça
18/06/2016, 20h00: Portugal – Áustria
21/06/2016, 17h00: Irlanda do Norte – Alemanha
Oitavos-de-final
25/06/2016, 17h: Jogo a designar
Nota: Este artigo foi realizado graças à informação facultada publicamente pela UEFA, no seu site oficial.
Foto estádio – UEFA
Foto cidade – en.parisinfo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.