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VERÃO SEM BARRIGA

DANNY SOUSA
Este tema está bem associado ao verão, numa altura em que usamos menos roupa, em que expomos mais o corpo e com isso são mais visíveis as asneiras cometidas durante o inverno. 
Desta forma, deparamo-nos com um aumento da procura de atividade física e com os cortes drásticos na alimentação, mesmo tendo consciência de que não será este o caminho certo, as pessoas arriscam tudo à espera que “um milagre” aconteça.
Neste verão, aproveite para preparar o próximo, ou seja, inscreva-se num ginásio, numa piscina, contrate um personal trainer…o importante é que inclua na sua rotina semanal, 2 a 3 horas de exercício, sem arranjar desculpas de tempo, transporte, condições climatéricas, entre outras. A iniciativa parte da vontade de cada um. Se pretende efetivamente alterar hábitos, mesmo que vá de férias, aproveite as caminhadas pela praia ou até um circuito de exercícios que poderá fazer antes do jantar e sem necessitar de qualquer material para o treino.
Deixo, então, um exemplo de um treino em circuito com exercícios simples, para que possa iniciar a sua atividade física e que ainda perder uns quilinhos este verão.
Para este circuito selecionei 6 exercícios (podem variar consoante a condição física de cada um):
1- Corrida no lugar;
2- Abdominal crunch;
3- Afundos alternado;
4- Prancha fontal;
5- Agachamento;
6- Flexões;

Realize o maior número de repetições do exercício 1 durante 45 segundos; descanse 20 segundos, inicie o número 2 e assim sucessivamente até ao exercício 6.
Descanse 1minuto e 30segundos, aproveite para hidratar e repita o circuito por mais duas vezes.
É importante guardar 4 minutos de aquecimento/mobilidade articular e 4 minutos para alongamentos finais. Este treino ocupa cerca de 30 minutos do seu dia e poderá facilmente ser incluído na sua agenda. 
Para melhores resultados, opte por fazê-lo 3x por semana, intercalando com corridas/caminhadas de 30 minutos nos restantes dias. Em caso de dúvidas em relação a execuções dos exercícios, contacte um profissional de educação física para que lhe possa ajustar os movimentos/corrigir posturas incorretas. A alimentação é também fundamental, procure manter uma dieta equilibrada, ajustada ao seu estilo de vida e gasto calórico diário. “Não basta desejar uma vida melhor, deve criá-la” Bons treinos!

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