Home>BIRD Magazine>ARRENDAR CASA COM OPÇÃO DE COMPRA
BIRD Magazine

ARRENDAR CASA COM OPÇÃO DE COMPRA

PALMIRA CRISTINA MENDES
Quais as Vantagens de arrendar casa com opção de compra?
Enquanto esperava o pequeno almoço, dei por mim atenta à conversa de um casal que quase nada sabiam acerca de arrendamento com opção de compra. Sabiam que era vantajoso porque o vizinho também o fizera….
Terminaram a primeira refeição do dia com a certeza que não tinham qualquer certeza!
Assim sendo, perdoem me os meus “vizinhos” da manha e permitam me um pequeno e simples esclarecimento J
O arrendamento com opção de compra é uma modalidade mista. E porquê Mista?
– porque tem em vista a compra de casa,
mas, durante um período inicial variável, contempla oarrendamento.
A aquisição propriamente dita só se realiza mais tarde,accionando a opção de compra.

-Quais são as vantagens do arrendatário/ inquilino?
Do lado do inquilino, a grande vantagem deste negócio é a flexibilidade. Permite-lhe habitar a casa antes de a comprar…juntar mais dinheiro…e esperar que as condições do mercado de crédito melhorem ( ou não)!
– Quando terminar o período de arrendamento, é obrigado a comprar?
Não não é obrigado a comprar. Caso não esteja satisfeito com o imóvel (por exemplo, não é funcional) ou precise de abortar o negócio (por não ter conseguido o empréstimo, por exemplo), pode simplesmente cancelar o acordo.
– O comprador não é obrigado a comprar….E o vendedor é obrigado a Vender?!
Sim…a obrigação de prosseguir com o negócio pende apenas sobre o vendedor, que, dentro do prazo estipulado, tem de vender a casa ao arrendatário se este assim quiser.

Reparem…do lado do proprietário, esta modalidade é vista como um meio para atingir um fim. A probabilidade de conseguir vender a casa aumenta e, enquanto a venda não se concretiza, vai amealhando uma parte ou a totalidade das rendas.

– Existe algum modelo pré-definido para estes tipos de contrato?
Não!! Precisamente por ser um negócio entre particulares. Todas as condições podem ser negociadas entre as partes e o contrato de arrendamento pode ser feito /redigido conforme o interesse necessidade e conveniência do proprietário e do futuro comprador.
Ou seja, e por exemplo, o período de arrendamento não costuma ir além dos dois anos, mas nada impede que o senhorio e o inquilino acordem outra duração!!
Assim como, o inquilino pode sempre antecipar a compra, ou seja, realizar o negócio antes de decorrido o prazo máximo do arrendamento.
Como estratégia para atrair clientes, alguns proprietários deduzem ao preço final do imóvel uma parte (por vezes, a totalidade) do valor das rendas pagas.
Assim, tornam a compra mais interessante para o inquilino,pois diminui o seu esforço financeiro no momento da compra. Por outro lado, se o negócio não se concretizar, o proprietário arrecada o valor total das rendas pagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.