Home>BIRD Magazine>AMBIÇÃO, INTELIGÊNCIA E/OU VAIDADE
BIRD Magazine

AMBIÇÃO, INTELIGÊNCIA E/OU VAIDADE

JORGE MADUREIRA

Que pessoas são portadoras de tal estado? Como se faz a avaliação subjectiva, ou será que não pode ser feita, uma vez que não existem meios efectivos para a quantificar?

Vê-se algumas (a maior parte delas) pessoas inteligentes que são portadoras de uma vaidade mais perceptível. Mesmo assim algumas dúvidas surgem. A ambição tem algo relacionado com a inteligência? Ou seja, se as pessoas se sentirem competentes fazem disso um “alimento” para a validade?
Mas existe aqui algo que verifico. Muitas dessas pessoas inteligentes e poderia dizer ambiciosas, por vezes não olham a meios para atingirem os fins, e que muitas vezes praticam acções pouco éticas ou eticamente duvidosas.
Este grupo de pessoas (inteligentes) deveria ser o exemplo para a sociedade e assim direcionar a vida em sociedade. Seria o ideal em nome dos interesses de todos. Mas (quase) todos sabemos que agem de maneira a cuidar dos seus próprios interesses.
Existe a disputa. A solidariedade é inexistente. Tudo tem o seu limite. A ambição faz com que haja competição e por vezes os mais bem-sucedidos se sintam bem e provoquem desconforto e inveja nos outros.
Entre estes membros abunda a inexistência de amigos. Os mais bem sucedidos estão sempre preocupados em vender a imagem que são mais felizes; é falso.
Como dizia, a ambição transporta consigo competição. Os bem sucedidos têm como alegria provocar desconforto (humilhação, inveja) nos outros. É aqui que começam as piores emoções e as mais nocivas acções que assistimos na nossa vida social.
Onde está a validade envolvida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.