Home>BIRD Magazine>SOBRE O PREPARAR OS FILHOS PARA O INÍCIO DAS AULAS
BIRD Magazine

SOBRE O PREPARAR OS FILHOS PARA O INÍCIO DAS AULAS

JOÃO MARTINS
O verão está a terminar, e com ele vão 3 meses de diversão, praia, actividades lúdicas, casa dos avós, casa dos vizinhos, festas de aniversário, campos de férias e muitas mais actividades que as crianças frequentam durante esta época.
No entanto como tudo o que é bom tem um fim, aproxima-se mais um ano lectivo carregado de actividades, novas aprendizagens, novos desafios e a pressão normal sobre o desempenho escolar das crianças.
Podíamos falar de centenas de dicas que podem contribuir para a diminuição do “choque” pós-férias com que muitas crianças se deparam. Neste artigo vamos focar-nos apenas em duas: a motivação e a rotina.
Depois de 3 meses em que as rotinas da criança foram alteradas, é importante que os pais façam um ajustamento de algumas semanas antes do início das aulas. 
Um dos principais cuidados a ter são os horários, devendo gradualmente ser alterados para que a criança se consiga deitar cedo e adormecer, cumprindo as horas de sono e consequentemente ter energia para o dia atarefado de aulas que irá enfrentar. 
Um bom exercício é o ajuste por períodos de meia hora, tanto ao acordar como ao deitar com o objectivo de que a criança atinja o horário pretendido lentamente.
Outro ponto importante é a motivação. 
Depois de 3 meses de “diversão” é importante que a criança se sinta motivada para o reinício escolar. Nesse sentido é relevante que os pais conversem com a criança trabalhando as suas expectativas em relação às novas experiências e desafios que se aproximam. 
O reencontro com os amigos, a mudança de escola ou turma (se aplicável), as novas actividades e disciplinas podem ser um bom motivo de conversa e que contribui para que a criança se situe no novo contexto e as encare com uma atitude positiva. 
Uma atitude positiva ajuda a criança a encarar os desafios com mais motivação, canalizando assim mais energias para a resolução das tarefas escolares e consequentemente a ter um melhor desempenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.