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RECOMENDAÇÕES PARA UMAS FESTAS SAUDÁVEIS

DIANA PEIXOTO
Chegada a época natalícia, os dias de festa não se restringem ao 24, 25, 31 e 1. Normalmente as comemorações começam mais cedo e terminam mais tarde, sendo que o consumo alimentar nesta fase se altera consideravelmente. É época de celebrar a vida, os sabores e o convívio, mas, efetivamente, não podemos separar o prazer à mesa da saúde. Nesse sentido, deixo aqui algumas recomendações alimentares para que tenham umas Festas Felizes, sem prejudicarem o vosso bem-estar, a vossa saúde e sem a culpa do aumento de peso: Inicie sempre as refeições natalícias principais com a sopa de hortícolas, substituindo a batata por feijão ou grão. A sopa faz com que nos sintamos saciados por um período de tempo mais longo, sendo que fornece poucas calorias, hidrata e é fonte de vitaminas, fibras e minerais; Acompanhe sempre o prato principal com hortícolas e legumes. Tem como opções as tradicionais couves cozidas, os grelos, até às mais recentes beringelas ou curgetes. Este tipo de alimentos são, também, uma excelente forma de contribuir para uma maior saciedade, de forma e reduzir a ingestão de calorias; Tenha sempre por perto jarros de água, já que é a melhor opção a tomar. A água regula a pressão arterial, também aumenta a saciedade e substituindo-a pelas bebidas açucaradas, reduzimos e muito a ingestão calórica; Tente ter ao dispor pão fresco de qualidade, de todas as variedades, como, por exemplo, pão integral, de sementes, de nozes. O pão tem sempre menos calorias, gorduras e sal do que as bolachas e salgados utilizados como snacks de entrada. Alternativas para os sancks doces são, por exemplo, os figos, as ameixas, as uvas passas e os alperces secos. É certo que têm mais açúcar que os frutos frescos, mas são mais saudáveis que os outros doces, bolos e bolachas indiferenciados que se colocam na mesa nesta altura do ano; Coloque as dispor uma grande e colorida salada de frutas, reduzindo nas outras “bombas calóricas”. Finalmente, não existem Festas saudáveis sem uma compensação de maior gasto energético. Todas as oportunidades são boas, desde o caminhar às compras até a um passeio em família ou mais uma hora no ginásio num dia menos apressado. Cada minuto conta. Seja em Janeiro, no próximo Verão ou nos próximos tempos, o seu corpo vai agradecer.

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