![]() |
ANDRÉ QUEIRÓS |
Primeiro e mais importante do que tudo o treinador e a sua equipa técnica devem ser capazes de perceber aquilo que se está a passar, ou seja, o porquê de a sua equipa não estar a corresponder aos problemas criados pelo jogo do adversário ou outros constrangimentos que estejam a acontecer.
Em segundo lugar e depois de perceber o que está a acontecer de menos positivo o líder tem que estar preparado para encontrar soluções para os problemas de forma a que os jogadores percebam não só aquilo que está menos bem, mas que tenham acesso a ferramentas para corrigir esses mesmos aspectos.
Em menos de quinze minutos o treinador deve fazer tudo isto e ainda comunicar de forma adequada ao contexto, ao grupo de Homens que tem consigo e de acordo com a resposta que ele quer obter. A comunicação deve ser curta e objetiva, tom de voz e linguagem corporal congruentes com a informação verbal e evitar o excesso de informação. O treinador deve saber ainda que mensagens individualizar para um único recetor e outras que deve transmitir para todo o grupo.