Home>BIRD Magazine>AINDA A PACIÊNCIA
BIRD Magazine

AINDA A PACIÊNCIA

JOSÉ LO FERREIRA
Tenho cada vez mais a sensação de que as pessoas não sabem o que é paciência. Clientes, colegas de trabalho, chefes e subordinados, todos literalmente estão cada vez mais a perder a paciência e não sabem onde a encontrar.
Onde está a paciência das pessoas?
A paciência é uma virtude que não pode ser confundida com tolerância excessiva.
Uma pessoa paciente não é aquela que aceita tudo. É aquela que tem domínio sobre o seu ser. Tanto é verdade que o contrário da paciência é a ira, a raiva, a falta de controle sobre as suas emoções. E os melhores sinónimos da paciência são a serenidade, a paz de espírito ou ainda a capacidade de resistência a influências externas ao domínio da própria tentação. 
Assim, quando digo que as pessoas “ perdem a paciência”, quero dizer que elas estão a perder o controle sobre si mesmas e a perder o domínio da própria tentação deixando-se levar pela emoção e não pela razão.
A paciência é pois, uma virtude que deve ser cultivada pelas pessoas. A paciência pressupõe um exercício mental constante para gerirmos situações e colocar-mo-nos no lugar das outras pessoas. Requer humildade para respeitar opiniões alheias mesmo que delas discordemos. E para viver com saúde e qualidade os dias que nos restam ( com as constantes desgraças a que diariamente assistimos) é preciso muita paciência.
Reside na paciência a capacidade de tolerar atuações despropositadas e infundadas. 
Ser paciente não é ser permissivo mas antes compreensão tolerante.
(A)guardo com paciência o rescaldo sempre retornado da precipitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.