Home>BIRD Magazine>REDES SOCIAIS E DEMOCRACIA
BIRD Magazine

REDES SOCIAIS E DEMOCRACIA

ARMANDO FERREIRA DE SOUSA
Após a polémica que envolveu a recente eleição do presidente dos Estados Unidos da América, nomeadamente quanto à alegada intervenção da Federação Russa, realizada através de uma série de ciberataques, uma nova e assustadora polémica se avizinha.
De facto, a confirmar-se a possibilidade de uma campanha extensiva de ciberataques e de ciberpropaganda ser suscetível de manipular a opinião pública e o sentido de voto dos eleitores, apenas nos resta confirmar, aqui e agora, o falhanço total das Autoridades em detetar e combater uma ameaça deste tipo.
Não é de todo admissível que um estado estrangeiro tenha esta capacidade de intervir em eleições democráticas. E se não é admissível a sua ação deliberada, muito menos é admissível a inação das autoridades nacionais quanto à proteção dos seus atos eleitorais.
Mas convenhamos, esta proteção não se nos apresenta nada simples, pois, se por um lado podemos sempre proteger os nossos sistemas informáticos, por outro lado, o mesmo já não poderá ser dito quanto à educação de toda uma população para a deteção de campanhas de disseminação de notícias falsas e de manipulação de massas através das redes sociais.
E agora esta mesma ameaça bate à porta da Europa, com a proximidade das eleições Francesas, e com a crescente popularidade da Frente Nacional de Marine Le Pen, preocupação aliás já manifestada pelos serviços secretos Franceses.
É todo o projeto europeu que agora está ameaçado pelo Sr. Putin!
Vivemos novos tempos e curiosamente, a sociedade civil assobia para o lado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.