Home>BIRD Magazine>TÉCNICA, UM RECURSO AO SERVIÇO DA TÁTICA
BIRD Magazine

TÉCNICA, UM RECURSO AO SERVIÇO DA TÁTICA

ANDRÉ QUEIRÓS
Muitas vezes ouvimos e lemos que um jogador é bom tecnicamente quando faz muitas fintas, desequilibra nos duelos individuais, faz passes e remates a fugir da normalidade, mas estará essa técnica ao serviço do coletivo? Da ideia da equipa?
Durante anos assistimos à evolução de Cristiano Ronaldo, inicialmente ele era um jogador exuberante, fazia muitas simulações, ia muito no 1×1, procurava duelos individuais por vezes desnecessários e condenados ao insucesso, na minha opinião ele não era um jogador bom tecnicamente, no entanto tinha potencial para colocar a sua técnica ao serviço da equipa, o mais importante, sendo o futebol um desporto coletivo. Com o passar das épocas ele amadureceu e conseguiu ter uma capacidade de decisão bastante acima da média, quando deve ir no 1×1? Quando deve rematar? Quando deve passar? Essa capacidade de decidir com qualidade, quando e como utilizar os seus recursos faz dele um jogador temível, o melhor do Mundo.
Em suma a técnica quando utilizada em prol do coletivo é um recurso útil, mas, quando um jogador está constantemente a decidir ir para o duelo individual, e é constantemente desarmado, essa capacidade não vale de nada e até se torna prejudicial para a sua equipa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.