Home>BIRD Magazine>ASPETOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO/ ATIVIDADE FÍSICA
BIRD Magazine

ASPETOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO/ ATIVIDADE FÍSICA

Existindo a espécie animal,
existe movimento, portanto, atividade física,
que pela sua repetição, aperfeiçoa e desenvolve
os órgãos, sistemas e aparelhos.
 “A função cria o órgão”
Lamarck

MARIA ELISABETE
A História da Educação Física relaciona-se com todas as ciências que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades físicas, através dos tempos bem como a sua importância.
Retornando aos primórdios da humanidade, podemos dizer que o homem dependia de sua força, velocidade e resistência para sobreviver, deslocava-se de um lugar para outro em busca de alimentos, percorrendo grandes distâncias ao longo das quais lutava, corria e saltava, ou seja era um ser extremamente ativo fisicamente. Assim, o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé…corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa…
O homem pré-histórico, na primeira fase de seu primitivismo, tinha a sua vida quotidiana pontuada, principalmente, por duas grandes preocupações – atacar e defender. Era mais músculo do que cérebro. Realizava todo um conjunto de exercícios naturais, praticando uma verdadeira educação física espontânea e ocasional. Pela repetição contínua desses exercícios, na luta pela sobrevivência, aperfeiçoava as funções educando-as gradativa e inconscientemente.
A transmissão de geração em geração de uma série de práticas utilitárias, que, observadas e imitadas possibilitaram-lhe, vivendo em meio hostil, melhor apurar os seus sentidos, força, destreza, capacidade física e habilidades.
Posteriormente, iniciou-se um processo de sedentarização, quando o homem começou a dominar técnicas rudimentares de agricultura e domesticação de animais. Em qualquer desses momentos, foi necessário o aperfeiçoamento das habilidades físicas para a otimização de gestos e a construção de ferramentas que possibilitassem maior sucesso nas práticas de sobrevivência.
À medida que o homem entra num estágio definitivo de sedentarização, o seu espaço ocioso aumenta, levando ao aparecimento de uma conceção desportiva, para as atividades que, até então, eram praticadas apenas por razões utilitárias, guerreiras ou ritualísticas.
Na antiga Grécia, a atividade física era desenvolvida na forma de ginástica que significava “a arte do corpo nu”. Estas atividades eram desenvolvidas com fins bélicos, preparando o homem para as guerras e lutas.
Atualmente, atividade física pode ser entendida como qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético, tendo componentes e determinantes de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental, podendo ser exemplificada por jogos, lutas, danças, desporto, exercícios físicos, atividades laborais e outros.
A atividade física escolar na forma de jogos, danças e ginástica surge na Europa no início do século XIX. A partir daí, surgem diversos métodos de exercícios físicos, uns inseridos em programas de educação nas escolas outros alicerçados em bases médicas, procurando formar o indivíduo “saudável” com uma boa postura e aparência física.
As escolas, sistemas e movimentos evoluíram e avançaram para a educação física do século XXI, que tem como principal característica a sua consolidada inclusão no programa educativo de todo o mundo, enquanto elemento fundamental de uma educação integral, porque, a educação física «é, antes de mais, educação».
Assim, a educação física do novo milênio colabora na formação de uma pessoa íntegra, procura o seu desenvolvimento psicomotor e fomenta a qualidade de vida através do exercício físico e do desporto; prepara o ser humano para as exigências que a sociedade lhe apresenta e desenvolve a sua criatividade e personalidade. Graças à educação física atual, as atividades físico-desportivas irão tornar-se, em companheiras inseparáveis no decorrer de toda a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.