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ALIMENTAR-SE NO VERÃO

DIANA PEIXOTO
O mais importante nas épocas de mais calor é evitar a desidratação, pelo que devemos optar por alimentos com um elevado conteúdo de água na sua composição.
É importante beber água em quantidades suficientes para manter uma correcta hidratação durante os calorosos meses de Verão. Nas crianças devem redobrar atenção, pois são especialmente sensíveis aos golpes de calor.
Deve começar o dia com um bom pequeno-almoço e não deve esquecer o lanche durante as férias, pois é tão importante como o pequeno-almoço.
O novo horário das férias não deve impedir um equilíbrio nas horas para se comer. Para além disso, por estar de férias não deve abusar dos gelados, da comida rápida, das guloseimas, etc. Mesmo no Verão mantenha uma alimentação cuidada.
As doenças mais comuns associadas à alimentação no Verão podem ser as intoxicações geralmente acompanhadas de vómitos e diarreias. As altas temperaturas nesta época do ano favorecem o crescimento e o desenvolvimento de bactérias nos alimentos, causadores das ditas intoxicações. Para evitá-los devemos ter especial cuidado com o que ingerimos e tomar uma série de precauções básicas:
Armazenar os alimentos tapados e refrigerados, especialmente se cozinhados;
Lavar muito bem as frutas e verduras;
A água deve ser mineral, fresca e engarrafada (muitas das diarreias são devido a água de outras zonas);
Os alimentos que têm mais facilidade de contaminação, como o ovo, a maionese, etc., devem ser ingeridos no momento em que são cozinhadas;
Se vai viajar para o estrangeiro deve prestar especial atenção aos alimentos perecíveis.

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