Home>BIRD Magazine>MÉDICOS VETERINÁRIOS, CLASSE DE INSENSÍVEIS E GANANCIOSOS
BIRD Magazine

MÉDICOS VETERINÁRIOS, CLASSE DE INSENSÍVEIS E GANANCIOSOS

SUSANA FERREIRA
Com o crescente abandono dos animais, cresce o número de contactos de particulares que nos pedem para recolher e tratar gratuitamente os animais de rua. Passo a citar um exemplo:
Particular: “Doutora está um cão aqui na rua ferido, coitadinho, precisa de ser tratado urgentemente.”
Eu: “Tenho todo o gosto em ajudar o animal, mas irá responsabilizar-se pelas despesas do animal?”
Particular: “O animal não é meu, nem tenho condições financeiras. Vocês tem obrigação e dever de tratar o animal que está em sofrimento.”
Eu: “Pois, mas não pode ser, pelo menos pelos consumíveis alguém tem de se responsabilizar pelo pagamento.”
Particular: “Vocês são todos uns aproveitadores, sem vocação, sem amor à profissão. É vergonhoso.”
As Clínicas Veterinárias são de facto um negócio, tal como os Clínicas Dentárias, Clínicas Médicas privadas, Hospitais Médicos privados. Os Médicos Dentistas tratam os sem-abrigo de forma gratuita? As Clínicas Médicas oferecem consultas e tratamentos aos sem-abrigo? Os super-mercados e grandes superfícies matam a fome aos mais necessitados? Então porque são os Médicos Veterinários obrigados a recolher e tratar gratuitamente animais abandonados?
As Clínicas Veterinárias são negócios privados que visam dar assistência aos animais de estimação. Nessa assistência existem gastos com materiais consumíveis, medicamentos, mão-de-obra humana, rendas, água, luz, gás, entre outras despesas. Tenho a certeza que todos os colegas gostariam de ser milionários e dispensar o seu salário para poder tratar animais abandonados, mas infelizmente nós também temos contas para pagar e vivemos dos nossos salários. Salários esses que estão muito aquém do que as pessoas imaginam… Mesmo assim eu e muitos outros colegas sempre que possível dedicamos horas do nosso tempo livre a ajudar os animais de rua. Muitas Clínicas Veterinárias cobram apenas os consumíveis. Nós não somos monstros insensíveis e gananciosos, somos humanos com todos os seus defeitos e virtudes. Gostaríamos que houvessem soluções públicas para poder ajudar os animais abandonados. Quem sabe se chegará o dia que Portugal terá Clínicas e Hospitais Veterinários públicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.