Home>BIRD Magazine>NEUROMA DE MORTON
BIRD Magazine

NEUROMA DE MORTON

Sente dor no antepé? 
FÁTIMA LOPES CARVALHO
Sabia que essa dor pode ser provocada por uma compressão mecânica dos ramos digitais dos nervos plantares; e ser devida a uma lesão caracterizada por neuroma de Morton – lesão não neoplásica com formação de fibrose perineural do nervo plantar. A predileção da dor é pelo 3º espaço metatarsal, pois é aqui que se dá a união dos ramos lateral e medial dos nervos digitais plantares, é mais frequente no sexo feminino e pode estar relacionada com o uso de sapatos “anti-fisiológicos”, caracterizados por estreita largura de ante-pé que favorecem a compressão dos metatarsos contra o ligamento intermetatarsico.
O neuroma de Morton apresenta-se clinicamente: dor ao nível do ante-pé com irradiação para os dedos, acompanhada muitas vezes por fenómenos parestésicos.
Na consulta de Podologia (www.centroclinicodope.pt) durante o exame físico nomeadamente durante a palpação encontramos o sinal de Mulder, caracterizado pela compressão latero-lateral das cabeças metatarsais com uma mão, enquanto a outra mão do Podologista comprime o espaço acometido na região plantar. 
O diagnóstico a maior parte das vezes é clínico principalmente se os neuromas apresentarem dimensões de 5mm de diâmetro. A ecografia é o exame complementar mais solicitado onde é evidenciada uma lesão circular ou ovoide, hipoecóide localizada justa proximal à cabeça metatarsal. A ressonância nuclear magnética é importante no diagnóstico de neuromas menores de 5mm de diâmetro e em neuromas múltiplos. A radiografia do pé não é utilizada para deteção de neuroma mas é importante no sentido de despiste de outras patologias tais como metatarsalgias, doença de Freidberg dedos em garra, fraturas.
O diagnóstico diferencial envolve as radiculopatias lombares, síndrome do túnel do tarso, fratura de stress dos metatarsos, doença de Freidberg, bursites intermetatársicas, artrite reumatoide, neurites periféricas, tumores ósseos e de partes moles do ante-pé.
Qual o tratamento?
O tratamento de eleição para a maior parte dos neuromas de Morton é o Ortopodológico; com a aplicação de uma ortótese plantar cujo objetivo é diminuir a carga na região metatarsal acometida.
A Laserterapia podológica também é muito eficaz cujo objetivo é anti-inflamatório.
A aplicação de infiltração é controversa; vista a duração do alívio da sintomatologia ser por um período curto de tempo.
Em última linha e na falha do tratamento conservador pode recorrer-se à cirurgia efetuando a resseção cirúrgica do neuroma e do segmento afetado do nervo, esta intervenção pode ser realizada por via dorsal ou plantar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.