Home>BIRD Magazine>AMIGOS VS. FAMÍLIA
BIRD Magazine

AMIGOS VS. FAMÍLIA

MÁRCIA PINTO
As relações que estabelecemos ao longo de toda a nossa vida são verdadeiramente importantes, não só do ponto de vista emocional, mas também do ponto de vista físico.
Uma vida social ativa é associada à longevidade. A própria ciência já estabeleceu que estar rodeado de pessoas que nos são queridas, faz bem. Mas será que faz diferença se essas pessoas são da família ou “apenas“ amigos?
Manter uma boa relação tanto com a família como com os amigos está associada a uma saúde melhor e maior satisfação com a vida.
Contudo, à medida que a idade avança, os familiares vão perdendo peso na determinação do nosso bem-estar, ao contrário dos amigos que se vão tornando cada vez mais importantes.
Assim, os amigos vão surgindo durante toda a nossa vida, mas ficamos apenas com os que realmente fazem a diferença. Existem situações em que é nos amigos que procuramos apoio, seja em momentos de tristeza ou de necessidade.

Deste modo, quando estamos preocupados, ansiosos, a vivenciar situações complicadas, em que nos sentimos perdidos, o simples facto de conversarmos com um amigo, desabafando o que nos está a preocupar, já nos faz sentir melhor, mesmo que as coisas permaneçam inalteradas.
Quantas vezes são os amigos que nos fazem sorrir quando temos vontade de chorar?! A simplicidade das brincadeiras, as conversas informais, sobre tudo e sobre nada, naqueles momentos de descontração, uma conversa rápida ao telefone, ou pela Internet, no ambiente do trabalho ou da escola, enfim, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Há amigos que nos ensinam muito, fazem-nos compreender situações que às vezes temos dificuldade em perceber o seu verdadeiro sentido, compartilhando connosco as suas experiências. São eles também que muitas vezes nos alertam, chamando a nossa atenção quando agimos de modo errada, que nos dizem coisas que não queremos ouvir, aceitar ou compreender, mas que são o melhor para nós naquele momento.
Assim, ao longo da nossa vida conhecemos muitos amigos que passam e deixam saudades, mas também deixam a recordação de tudo que foi partilhado e vivido. É na verdadeira amizade que encontramos a lealdade, afinidade e cumplicidade.
Neste sentido, acredito que os amigos são irmãos que a vida nos dá para caminharem connosco ao longo desta jornada que é a vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.