Home>BIRD Magazine>SNÖEZELEN NA UCCI-LDM DA SCMA
BIRD Magazine

SNÖEZELEN NA UCCI-LDM DA SCMA

GABRIELA CARVALHO
Na crónica de 07.10.2016, escrevi sobre a Terapia de Snöezelen.
Relembro que o Snöezelen, enquanto filosofia de intervenção terapêutica, surgiu na Holanda nos anos 70, como uma fonte de exploração e relaxamento.
É uma terapia que se destina a providenciar um ambiente multissensorial.
Proporciona conforto através de estímulos controlados e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, usados de forma individual ou combinada dos efeitos únicos de música, sons, efeitos luminosos, vibrações suaves, sensações tácteis e aromaterapia.
Alguns estudos comprovam que a música, os aromas e um ambiente calmo são elementos de relaxamento, principalmente quando há um profissional a guiar o mesmo. A utilização dos efeitos e das propriedades dos materiais na aplicação conjunta com as técnicas específicas de Terapia Ocupacional proporcionam um novo método complementar de tratamento.
Baseado nesta importância da Terapia de Snöezelen, e tendo por base os seus principais objectivos (crónica de 07.10.2016), a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Amarante decidiu criar uma sala de Snöezelen para servir ainda melhor os seus doentes e famílias, estando esta presente na Unidade de Cuidados Continuados Integrados.
A sala, recente, conta com materiais como colchão de água quente, fibras ópticas, coluna de água, projetor de luz, difusor de aromas, colchão de massagem por vibração, almofadas de massagem por vibração; entre uma grande variedade de estímulos tácteis, auditivos e olfativos.
Sem dúvida, um novo serviço ao encontro daquela que é a sua missão enquanto instituição: «a prestação de cuidados individualizados e personalizados em meio institucional e domiciliário a indivíduos e famílias (…) responder às expectativas dos utentes, familiares, colaboradores, voluntários e comunidade em geral.», sempre com vista a «(…) Ser um modelo de referência enquanto instituição.
Aproximar pessoas através da consolidação de afectos, do desenvolvimento humano e da valorização do indivíduo e da Qualidade dos serviços prestados.»
Enquanto terapeuta ocupacional, a recorrer desta terapia, considero-a uma mais-valia para os doentes, particularmente os mais dependentes e com maior afectação da sua autonomia, uma vez que o Snöezelen é para todos e permite chegar a todos (desde que ponderados os riscos clínicos em casos pontuais).

“Mais do que acrescentar anos à vida, a Terapia Ocupacional proporciona vida aos anos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.