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COMUNICAÇÃO E MARKETING

Qual é a sua marca preferida? E o que significa o logótipo da sua marca? No mundo do marketing e da publicidade, uma boa marca é fundamental. Em termos de memória descritiva um bom logo ou marca tem de ter uma forma, cromático, tem a ver com as cores utilizadas e tem de ser expressivo. Há quem diga que tudo começou com René Lacoste, que depois de querer começar um negócio verificou que as suas vendas de roupa não vendiam. Daí surgiu a ideia de mandar bordar um crocodilo na roupa. A partir daí, marca que é marca, tem de ter a sua marca.

É neste contexto que a maior parte dos logótipos ter uma história, uma mensagem, para comunicar, pôr em comum, com o consumidor. Algumas marcas, inclusive, ganharam força de produto em si mesmo, quem é que não tem o seu kispo para o frio? Ou quem é que nunca sonhou em ter um jipe (Jeep)? Ou ainda quem não se esquece de levar um tupperware para um piquenique?

Eis algumas dessas mensagens que se escondem nas marcas. Comecemos pela Quicksilver, o seu logo é inspirado numa pintura japonesa do século XIX, por detrás da crista da onda pode ver-se o Monte Fuji no Japão. No logo da Hyundai, pode ver-se o H da marca mas, também, se vê o aperto de mão entre duas pessoas. A maior parte das pessoas deve conhecer a empresa de distribuição FEDEX, o que a maior parte das pessoas não observa à primeira é a sete formada pelo E e o X, que simboliza a eficiência e o movimento constante da empresa de entregas expresso. Outra empresa que faz uso do espaço negativo é a Gillette, veja se consegue ver a lâmina entre o G e o ponto do I. Os computadores da Sony com a marca Vaio ostentavam este logótipo que pretende representar a integração da tecnologia analógica e digital: o “VA” é como uma onda analógica, ao passo que “IO” representa o código binário. Se calhar adora um BMW, cuja sigla significa Bayerische Motoren Werke, fábrica de motores da Baviera, a empresa alemã nasceu, em 1917, de uma empresa que fabricava aviões e que teve de deixar de fazer, no ano seguinte, devido ao Tratado de Versalhes. Porém, o logótipo mantém a história da empresa: os quartos a branco representam as hélices e os quartos a azul representam o céu. Consegue imaginar um motor a hélice a rodar? E o simbolo da Toblerone? Este logótipo mais conhecido pelos gulosos é na verdade uma homenagem à cidade de Berna, local onde o chocolate foi desenvolvido, ao incluir o urso que dança na montanha. É que a cidade suíça é conhecida como “cidade dos ursos”. Não podia deixar de falar da icónica Coca-cola. Uma campanha de 2003 da companhia de refrigerantes encontrou e divulgou um símbolo escondido no seu logótipo: entre o O e o L esconde-se a bandeira da Dinamarca, o país mais feliz do Mundo. Já comprou alguma coisa através da Amazon? Já reparou que a seta no logótipo da Amazon vai de “A a Z”, passando a mensagem que há de tudo no site? Além disso, faz o efeito de sorriso, que remete para uma boa experiência. Se calhar tem algum aparelho da LG, curiosamente, a fusão de duas empresas coreanas, a Lucky com a Goldstar. A empresa de eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos conseguiu introduzir as suas iniciais num logótipo em forma de “piscar de olho” usando o L e o G. E o mais famoso dos logos? O “swoosh” da Nike. Deram-lhe este nome porque é suposto representar rapidez e movimento, aquilo que os fundadores da empresa queriam no seu logo, e cujo concurso foi ganho por uma jovem designer que ganhou o equivalente, hoje, a 37.50€. Ela terá inspirado o seu desenho numa das asas da Deusa Nike, a deusa grega da vitória. Estou quase a acabar, não vos quero maçar. Por falar em maçãs! Sabia que o símbolo da Apple continha Newton e a célebre macieira onde se inspirou sobre a teoria da gravidade? Pois o logo era tão feio e tão difícil de reproduzir nos mais variados materiais de marketing e merchandising que optaram pela maçã? Mas mesmo esta teve de levar uma dentada porque na versão original parecia uma laranja!

São curiosidades como estas que fazem as delícias de todos aqueles que se dedicam ao marketing e à comunicação, pois, sem um bom logo, marca ou logótipo, as marcas não vão ser reconhecidas pelo seu público. Agora, faça uma lista das suas marcas preferidas e depois pesquise sobre a origem do logo que as identifica. Tenho a certeza que vai ficar fascinado.

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