Abaixo se indicam alguns (poucos) exemplos desses mitos, falsas verdades, falácias, ideias feitas, que se transformam tantas vezes em pedras da calçada por onde caminhamos no nosso viver e tropeçamos tantas vezes. Podem até neutralizar a esperança pintando de cinzento o amanhã.
Fazer sexo é um excelente exercício físico. É uma falácia! Não se deve contar com fazer sexo para perder calorias, pois em termos de gastos de energia, em média, o ato sexual despende apenas mais 14 calorias do que ficar sentado no sofá a ver televisão.
Só usamos apenas 10% do nosso cérebro. É um mito bem antigo! São vários os estudos que demonstram que muitos sistemas neuronais estão continuamente ativos ao longo do dia, em diferentes tipos de tarefas, e obviamente utilizamos bastante mais do que 10% do nosso cérebro.
É perigoso usar o telemóvel numa bomba de gasolina. É uma falsa verdade! A radiação emitida por um telemóvel é demasiado fraca para desencadear o que quer que seja, mesmo num ambiente inflamável carregado de vapores de gasolina.
O frio provoca constipações. É uma ideia feita sem consistência! Quer a gripe quer a constipação são provocadas por vírus e a exposição ao frio, por si só, não resulta na contração de uma constipação.
Ler com pouca luz prejudica a visão. É uma falácia! A visão é um sentido muito sofisticado e o olho tem uma enorme capacidade de se adaptar ao meio ambiente. As pupilas dilatam se há pouco luz e voltam a contrair quando aumenta a luminosidade. Os problemas de visão têm origem na morfologia do olho, altamente condicionada pela herança genética.
A nossa vida está cheia de mitos que têm muito pouco de verdade e que acabam até por nos complicar a vida. Neste mundo pós-factos no qual vivemos, o livro Cem Mitos sem Lógica é uma boa escolha para conhecermos, através dos olhos da ciência, muitas mentiras convenientes, que passaram de geração em geração e se instalaram, de pedra e cal, no nosso viver.
Variadas considerações, de um grande importe, para a nossa reflexão. Obrigada aos autores.