Home>Educação>INTERRUPÇÃO LETIVA E TRABALHOS DE CASA. SIM OU NÃO?
Educação Em Destaque

INTERRUPÇÃO LETIVA E TRABALHOS DE CASA. SIM OU NÃO?

 Iniciou, para os alunos, a interrupção letiva da Páscoa. Tempo de recarregar energias para enfrentar o último período. Há quem defenda que os alunos não devem deixar de estudar nas interrupções. Há ainda o receio de que possam esquecer o que aprenderam. Discordo completamente. Os alunos/crianças devem aproveitar para descansar ao invés de passar parte das férias sentados em frente a uma secretária a fazer algo por obrigação e contra a vontade. Há outras estratégias para manter a mente dos alunos ativa.

Os pais devem ser os principais impulsionadores na implementação de novas ferramentas ocupacionais para os seus filhos, em tempo de férias escolares. Breves sugestões passam por oferecer pequenos livros de palavras cruzadas ou sopa de letras. Uma outra técnica é fazer um registo diário de tudo o que aconteceu, desde que se levantou até à hora de escrever. Algo que não deveria faltar em casa com crianças em idade escolar, é o hábito de ler um pouco, todas as noites, antes de ir deitar. Mais uma vez, aqui o papel dos pais é fulcral. Partilhar a leitura com os filhos aproxima-os e aumenta os laços de afeto, contrariamente às atuais tecnologias viciantes.
Muitas outras atividades estimulantes podem ser realizadas pelas crianças, em tempo de férias, para manter a sua mente ativa e a capacidade cognitiva acionada, basta os pais quererem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.