Home>Economia>A IMPORTÂNCIA DO TGV
Economia Em Destaque

A IMPORTÂNCIA DO TGV

A União Europeia disponibiliza fundos comunitários para a realização de investimentos infraestruturais relevantes. Aproveitando esses valores, uma parceria que envolve 7 países do centro da Europa (Alemanha, Áustria, Itália, Suécia, Malta, Dinamarca e Finlândia) irá promover a construção de duas linhas ferroviárias de alta velocidade e a modernização de vários portos marítimos, aprofundando a ligação entre o Mediterrâneo e a Escandinávia. Estes servirão para reforçar a coesão entre as nações do centro da Europa, aumentando as relações comerciais e tornando as suas exportações mais competitivas e menos poluentes, uma vez que o transporte era realizado essencialmente por via rodoviária. Além disso, o tempo e os custos de transporte deverão ficar bastante abaixo, do que se pratica nas restantes alternativas.

Infelizmente, Portugal, em virtude de um conjunto de politicas demagógicas e de uma má preparação dos planos de investimento, deixou cair por terra a possibilidade de contruir duas importantes ligações ferroviárias de alta velocidade a Espanha. Como é óbvio, no caso nacional, apenas seria necessário construir uma linha destinada ao transporte de mercadorias, o que teria consequências extremamente positivas para todo o nosso tecido exportador, que beneficiaria de meio de transporte mais rápido e competitivo, para escoar os seus bens para o resto da Europa.

É precisamente pela falta de agilidade em promover obras de interesse nacional e que reduzam a nossa localização periférica, que vamos, ano após ano, acentuando o nosso atraso face à média europeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.