Home>Em Destaque>CHORAR É O MELHOR REMÉDIO
Em Destaque Psicologia

CHORAR É O MELHOR REMÉDIO

As lágrimas não são todas iguais.

Chora-se por diversos motivos: raiva, ressentimento, recordações, tristeza ou alegria.

Há também quem chore para manipular, tentando causar no outro que assiste, o sentimento de pena.

O choro é uma forma de libertar sentimentos.

Ter vontade de chorar e não conseguir é muito difícil. Controlar o choro é, na mesma linha, muito difícil de gerir e, pode ser doloroso.

A tristeza, como por exemplo, com a perda de alguém, com a desilusão de uma traição, com o insucesso de um projeto pode doer e muito.

Chorar de alegria acontece quando estamos sobrecarregados com fortes emoções positivas e precisamos de fazer uma descarga emocional, para depois recuperar e, voltar ao equilíbrio emocional.

Podemos chorar porque recebemos uma boa notícia, porque matamos saudades de alguém que amamos e que nos é querido.

Os cientistas têm estudado os motivos pelos quais choramos. Um estudo, onde se analisaram 1100 choros de estudantes (Murube, 1992) concluiu que toda a gente chora independentemente do sexo. Os rapazes choram mesmo que seja às escondidas. Chora-se mais às sextas-feiras e aos sábados porque são dias em que as relações interpessoais se intensificam.

Chora-se também mais à noite, quando se sai do trabalho, quando se vai para casa e se está com a família, ou seja, quando conseguimos entrar em contacto com o nosso Eu.

As lágrimas podem ser um poderoso instrumento de comunicação. Mesmo quando se chora sozinho também significa que é importante pedir ajuda ou partilhar.

É necessário identificar porque se chora. É necessário não sentir vergonha caso tenha vontade de chorar. Chorar anestesia e alivia o sentimento.

Chorar pode ser bom. Chorar sempre do mesmo e pelo mesmo é que pode tornar-se doentio.

Caso se sinta triste e com vontade de chorar, chore. Se sentir feliz, chore.

Se sentir raiva, rancor, deixe as lágrimas sair.

As lágrimas quando, as deixamos sair, permitem que possamos ver com outra clareza o que se está a passar connosco a nível emocional.

Caso não consiga chorar e se sinta bloqueado procure a ajuda. Caso não consiga superar o sentimento causador de choro procure ajuda.

Acredite, chorar pode ser o melhor anestesiante ou ansiolítico que existe.

Não ligue quando alguém lhe disser “chorar não vale a pena”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.