Home>Veterinária>CAMPANHA DE ESTERILIZAÇÃO NACIONAL
Veterinária

CAMPANHA DE ESTERILIZAÇÃO NACIONAL

O governo aprovou a proposta do PAN para que parte da verba dos 500.000,00 € atribuídos para a construção dos centros de recolha oficiais, seja utilizado para campanhas de esterilização nacionais, a fim de apoiar as famílias carenciadas. Esta proposta terá o apoio da Ordem dos Médicos Veterinários e das respectivas Câmaras Municipais, no sentido de assegurar às famílias aptas para este processo.

Esta é sem dúvida uma excelente proposta. Com o novo estatuto dos animais e com as recentes leis lançadas, muitos “tutores” abandonam os seus animais.

A maioria dos animais em Portugal não estão registados nas juntas de Freguesia, não têm microchip e muito menos a vacina da Raiva e doenças. Continuam a nascer ninhadas não registadas. Existem alguns tutores que ficam ofendidos quando se fala em esterilização, que consideram abusivo para os animais.

Apesar das leis estarem a ser alteradas e aplicadas, há cada vez mais animais errantes. A cada dia que passa aparecem mais e mais matilhas nas ruas. Os Centros de Recolha Oficiais e as Associações estão lotados, sem condições para recolher mais animais. A esterilização permite controlar cruzamentos ao acaso e prevenir várias patologias do trato reprodutivo.

Se todos nós formos conscientes e esterilizarmos os nossos animais, vacinarmos e registarmos nas devidas entidades competentes, então poderíamos caminhar para um Portugal sem animais errantes. Mas como já referi e volto a referir… falta a educação, falta investir nas crianças e jovens por forma a educá-los para os cuidados a ter com os animais. Mas acima de tudo respeitar os animais como seres sensíveis e susceptíveis de dor. Vamos continuar a apoiar estas iniciativas e propostas que o PAN tem lançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.