Se leu este titulo e parou, então estou perante alguém que sofre ou tem em sua casa alguém com este mal de época. Chegou aquela altura do ano que gostamos tanto com temperaturas mais amenas e mais períodos de sol, embora este ano andem um pouco fracos, mas sempre acompanhados de corrimento e congestão nasal, lacrimejar, tosse, coceiras e as belas dores de cabeças. Estes são só alguns dos sintomas das reações alérgicas provocadas sobretudo pelo polén que anda no ar.
Como mais vale prevenir do que remediar e muitas vezes temos as soluções na nossa própria casa, vou dar alguns exemplos do que podem fazer:
Mel
Uma colher de café de Mel por dia, dá saúde e alegria.
Não sabia? É bem verdade. Este poderoso ouro liquido forma no nosso organismo uma barreira natural contra microrganismos. O mel pode consumir-se a partir dos 2 anos de idade.
Uma das qualidades de Mel mais poderosa é o Mel de Manuka.
Tomilho
Está ervinha maravilhosa tem imensas propriedades antissépticas que ajudam a combater tanto a tosse alérgica como famosas irritações de garganta. Se está com alguém destes sintomas, faça um chazinho e relaxe um pouco.
Urtiga
Este planta por sua vez é utilizada para sintomas de alergia nasal. Deve ser utilizada igualmente na forma de chá.
Cebola
Ótima aliada para uma noite de sono descansada nos dias de maior dificuldade na respiração.
Como? Basta picar uma cebola e coloca-la num prato com água, na sua mesinha de cabeceira.
Assim vai ter uma noite muito mais descansada e irá com toda a certeza acordar melhor.
Vitamina C
Não é só no decorrer do Inverno que necessitamos dela. Na verdade, esta vitamina é necessária todos os dias do ano, pois além de ser um excelente anti-oxidante é também um dos melhores anti-histamínicos.
Podemos consumi-la sobe a forma de pastilhas ou cápsulas efervescentes ou através da alimentação reforçando assim o consumo diário de citrinos, limão, morango e vegetais verdes escuros.
Limpezas Nasais
Sim, as tradicionais limpezas feitas com água do mar ou com soro fisiológico são umas das melhores aliadas para a eliminação das mucosidades e das coceiras do seu nariz.
Vaporizações
A maioria das pessoas só utiliza os vapores quando os filhos são pequeninos, utilizando este método com maior frequência. Então se faz tão bem aos pequeninos lá de casa porque não utilizarmos em adultos também?
Podemos aumentar o seu potencial adicionando óleo essencial de Eucalipto, Cidreira ou Menta, de preferência de origem biológica.
Caso não tenha em sua pose um aparelho, basta ferver qualquer um dos óleos numa panela com uma boa quantidade de água, e respirar os vapores. Tenha sempre atenção aos seus olhos e coloque sempre uma mantinha pelas costas.
Como viu é tão simples não é? Então se costuma sofrer deste mal de época, comece já a prevenir com as tão sabias e antigas “mezinhas” naturais.
Este post ajudou-me imenso! Sofro muito de alergias. Obrigada 🙂