Home>Cidadania e Sociedade>LIBERDADE OU FALTA DE RESPEITO?
Cidadania e Sociedade

LIBERDADE OU FALTA DE RESPEITO?

 Liberdade significa o direito de agir segundo o nosso livre arbítrio, de acordo com a nossa vontade, desde que dessa forma não prejudiquemos o outro, é a sensação de ser/estar livre e não depender de ninguém. Mas liberdade é também um conjunto de ideias liberais e de direitos de cada cidadão respeitando assim a sua individualidade!

No entanto, todos nós pedimos respeito, mas muitas vezes nem sequer respeitamos a opinião do próximo. Apregoamos um falso moralismo, pedimos igualdade, quando na realidade nas nossas pequenas ações do quotidiano somos muitas vezes desmascarados. Como definimos liberdade de expressão, ou como é que ela funciona, num mundo de informação em tempo real?!É difícil dizer.

Então, liberdade de expressão é um qualquer líder religioso dizer que vai queimar o Alcorão, com o intuito de demonstrar um profundo ódio pelos Muçulmanos!? Ou será gritar contra regimes democráticos, para assim se manter no poder?! Ou então matar pessoas simplesmente porque elas possuem um pensamento diferente do meu?!

Assim, esta é a realidade no mundo globalizado em que estamos hoje. É no mínimo preocupante a noção que as pessoas têm do seu espaço e do espaço dos outros.

Desta forma, com a vontade descontrolada de dizer o que se pensa, de fazer o que se quer e de agir sem medir as consequências estamos a remar para uma sociedade onde as pessoas perderam a noção de respeito pelo outro e pelas suas diferenças.

Deste modo, precisamos perceber que o nosso planeta é povoado por indivíduos diferentes, quer na cor, religião, modos pensamento, orientações sexuais…E é essa diferença que realça a beleza do ser humano.

Portanto, é pertinente que comecemos a repensar a forma como nos relacionamos com os outros, para assim entendermos que mesmo sendo diferentes, cada um tem o seu valor e o seu papel neste mundo por vezes tão injusto e ingrato, mas que também nos dá muita luz e felicidade!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.