Home>Cidadania e Sociedade>IV MEIA MARATONA ANTÓNIO PINTO CIDADE DE AMARANTE
Cidadania e Sociedade Desporto

IV MEIA MARATONA ANTÓNIO PINTO CIDADE DE AMARANTE

Amarante tem sido palco de grandes eventos desportivos, em várias modalidades. Contudo, aquele que se destaca e que maior impacto tem na cidade é, sem sombra de qualquer dúvida, a Meia Maratona António Pinto.

Este evento nasceu em 2014 com o intuito de impulsionar a distância dos 21.097 km na cidade e homenagear o grande atleta amarantino que levou as cores de Portugal aos pódios mais elevados do atletismo, António Pinto.

A Meia Maratona está a incrementar a prática crescente do atletismo, na cidade. A prova disso é a ampla participação de atletas amarantinos na prova.

Este ano o evento teve lugar no passado dia 15 de abril. Amarante encheu-se de cor, alegria e muita corrida.

O evento é organizado pela Associação Desportiva de Amarante em parceria com o Município de Amarante.

O evento contou, este ano, com a distância de 10 kms, associada à corrida principal de 21 km, permitindo aos atletas terem mais opções face à sua condição ou preparação física bem como objetivos a que se propõe atingir.

A caminhada solidária, com a distância de 5 kms, foi a mais participativa de todas as edições. A parte da receita das inscrições reverteu para uma instituição de solidariedade social: a CERCIMARANTE.

Com um percurso a iniciar na parte histórica da cidade, no Largo de Santa Luzia, junto ao Solar de Magalhães, um lugar histórico e emblemático da cidade, a prova segue por um belo e desafiante trajeto, com direito a paisagens ímpares e naturais pelas margens do Rio Tâmega em direção à freguesia de Fridão para finalizar na Avenida General Silveira.

Em termos competitivos, esta quarta edição prometia ser uma das mais disputadas de sempre.

Na luta pelos lugares cimeiros do sector masculino estavam os dois atletas amarantinos, já vencedores da prova, Rui Teixeira (Sporting C.P) que já venceu a prova em 2015 e 2016 e Nuno Costa (Maia A.C), vencedor da edição de 2017. A estes dois grandes juntaram-se Pedro Ribeiro (Sporting C.P), Carlos Costa do São Salvador do Campo e Rui Muga do Clube Académico de Mogadouro.

Se na vertente masculina a luta pela vitória foi disputada ao segundo, na vertente feminina a competição também seria disputada por grandes atletas como Sara Moreira e Inês Monteiro, ambas do Sporting C.P., Cristiana Valente do Recreativo de ÁguedaRosa Madureira do Penafiel FC e Jéssica Pontes do Sporting Clube de Braga.

Um evento desta dimensão, que atrai grandes nomes do atletismo profissional, que fomenta a prática da corrida pela cidade e arredores, que amplia a participação, que movimenta toda a dinâmica comercial da cidade, tem tudo para ser um evento imperecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.