Home>Saúde e Vida>BASTONÁRIA APRESENTA PROJETO PILOTO EM ESCOLA DE AMARANTE
Saúde e Vida

BASTONÁRIA APRESENTA PROJETO PILOTO EM ESCOLA DE AMARANTE

A iniciativa está inserida na segunda ronda do ‘Ciclo de Visitas da Bastonária’

A Ordem dos Nutricionistas apresenta já amanhã, quarta-feira 23 de maio, pelas 11h30, um projeto piloto de intervenção alimentar na Escola EB 2,3 de Amarante (Rua Gen. Vitorino Laranjeira 292, Amarante).

Com resultados notáveis, o projeto, designado ‘Ver para Querer’, mudou o tipo de alimentos disponibilizados às crianças, alterou o ambiente da cantina e dinamizou sessões de educação alimentar com os alunos, alertando para a importância da alimentação saudável.

A Ordem dos Nutricionistas vai mostrar, na prática a importância e mais-valia de ter nutricionistas a colaborar diretamente com as escolas.

Recorde-se que Portugal é o quinto país com mais crianças com sobrepeso na Europa, com uma em cada três a apresentar excesso de peso ou obesidade, e que a Ordem tem vindo, continuamente, a alertar para a necessidade da criação da figura do nutricionista escolar, prevista em Resolução da Assembleia da República de 2012.

Já em fevereiro deste ano, a Ordem dos Nutricionistas apresentou uma proposta à Secretária de Estado Adjunta e da Educação, alertando para a necessidade de ter nutricionistas nas escolas para assegurarem a adequada alimentação servida às crianças, embora ainda não tenha recebido qualquer resposta até ao momento.

Esta iniciativa está inserida na segunda ronda do ‘Ciclo de Visitas da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas’ que, sob o tema ‘Alimentação das Crianças’, começou hoje a percorrer a região norte do país, terminando na próxima quinta-feira, dia 24 de maio.

Iniciado em abril, o ‘Ciclo de Visitas da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas’ vai decorrer até ao próximo mês de novembro, contará com a visita a mais de 40 instituições de norte a sul do país, incluindo ilhas, e pretende fazer um levantamento da realidade profissional dos nutricionistas, conhecendo, de forma aprofundada, o contexto real de trabalho destes profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.