Home>Saúde e Vida>NUTRIÇÃO E CANCRO
Saúde e Vida

NUTRIÇÃO E CANCRO

Dado o aumento da incidência de cancro nos últimos anos, torna-se imperativo falar sobre o que a alimentação pode ajudar, principalmente, na prevenção desta doença responsável por tantas mortes em todas as faixas etárias.

Antes de mais, um peso saudável previne imensas patologias e sabe-se que o excesso de massa gorda principalmente na zona visceral traduz-se num aumento da inflamação, resistência à insulina e promoção da angiogénese (desenvolvimento de novos vasos sanguíneos) o que torna favorável o desenvolvimento de tumores.

É fundamental evitar alimentos que possuam sal, gordura, açúcar e bebidas alcoólicas.  A adoção de uma alimentação mediterrânea é uma prevenção contra este tipo de doença.

Temos de ter consciência que a alimentação saudável não deve ser adotada durante um certo período de tempo mas constituir um estilo de vida permanente.

 Nenhum alimento pode ser visto como um fármaco nem como uma arma isolada no combate ao cancro. Porém existem alguns hábitos alimentares que quando adotados ajudam na prevenção desta doença, tais como, o consumo de vegetais, leguminosas, frutos vermelhos e maçãs que possuem compostos bioativos que estão associados à prevenção do cancro; baixar o consumo de carnes vermelhas optando por um consumo mais elevado de pescado; moderar o consumo de lacticínios; optar pelo azeitar como principal fonte de gordura; utilização de ervas aromáticas em vez de sal; consumir água regularmente (1,5L/dia), limitar o consumo de vinho bebendo apenas nas refeições principais (almoço e jantar) e consumir alimentos que protejam os nutrientes na sua base, tais como, sopa, caldeiradas e cozidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.