Home>Cidadania e Sociedade>OS PAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR
Cidadania e Sociedade Educação

OS PAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR

Desde sempre, a participação dos pais é muito importante, se não decisiva, para um bom rendimento escolar dos filhos. Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso do aluno quanto a influência e interferência adequada da família. Quanto mais presentes são os pais, maior é a probabilidade do filho tirar boas notas durante todo o percurso escolar. Esse facto tem sido confirmado em diferentes pesquisas realizadas em todo o mundo mas podemos confirmar isso, na prática, no dia-a-dia escolar dos nossos filhos.

Deste modo, o que ajuda os filhos na escola é eles sentirem, desde cedo, e de forma bem explicita, o quanto a família valoriza a educação. Assim, essa talvez seja o maior contributo que a família pode dar.

Contudo, há que ter atenção aos exageros com atitudes como entrar na sala de aula, conversar diariamente com os professores, interferir nas decisões e/ou regras da escola.

Deste modo, há atitudes que devem fazer parte da rotina, como: incentivar o filho no momento em que está a fazer trabalhos da escola, estimular a criança a ir para a escola diariamente, organizar um local tranquilo onde ele possa estudar e ser presença assídua nas reuniões de pais.

Neste sentido é igualmente importante estabelecer uma boa relação com a comunidade escolar pois, mesmo que o contacto não seja assíduo ou intenso, a relação deve ser efetiva.

A “fórmula do sucesso“ parece ser simples, mas implica que estejamos dispostos a abdicar de algum tempo em prol dos nossos filho, o que hoje em dia com a desculpa do stress da vida, nem sempre estamos dispostos a fazer.

Em suma, basta que cada um de nós assuma as suas responsabilidades enquanto pais e/ou encarregados de educação e com certeza que os resultados serão positivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.