Home>Saúde e Vida>A SEMANA DO MÉDICO VETERINÁRIO DA UFRRJ
Saúde e Vida

A SEMANA DO MÉDICO VETERINÁRIO DA UFRRJ

Anualmente a comunidade do Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, capitaneada pelo Diretório Acadêmico Guilherme Hermsdorff e com  apoio do corpo docente do curso, organiza-se para realizar a Semana do Médico Veterinário (SEMEV-UFRRJ). Com foco na difusão de conhecimentos técnico-científicos, o evento tem o objetivo de proporcionar aos ouvintes novas possibilidades de atuação profissional e também maior entendimento das áreas de interesse pessoal.

Entre os dias 19 e 25 de maio de 2018, no histórico Prédio Principal da UFRRJ em Seropédica-RJ, ocorreu a trigésima primeira edição da Semana do Médico Veterinário. Como um dos mais importantes eventos acadêmicos da Medicina Veterinária no Brasil, o evento mobilizou mais de 700 estudantes e profissionais de diversas Universidades do estado do Rio de Janeiro, 150 palestrantes de todo o Brasil e mais de 170 alunos do curso de Medicina Veterinária da UFRRJ que, voluntariamente, dedicaram-se à realização do evento.

Nesta edição, os ciclos de palestras foram divididos em dez diferentes áreas de conhecimento: Clínica Médica de Animais de Companhia; Medicina de Animais Selvagens; Medicina de Equinos; Bovinocultura; Medicina Complementar; Saúde Pública; Microbiologia e Imunologia; Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Gestão e Marketing;  Produção Animal e Desenvolvimento Sustentável.

A heterogeneidade das áreas de atuação do profissional Médico Veterinário, permitiram que houvesse a integração de alunos de diferentes cursos, como Agronomia, Zootecnia, Biologia e Engenharia de Alimentos, criando um ambiente dinâmico e multidisciplinar propício para a discussão e elaboração de abordagens que possam contribuir para a geração de ciência e inovação.

Foram disponibilizados ainda dez opções de minicursos, que possibilitaram o aprofundamento prático em temas específicos de interesse do ouvinte, sendo eles:  Nutrição de Animais Selvagens; Ultrassonografia A-FAST e T-FAST em Emergências em Equinos; A Prática da Vigilância em Saúde e o Uso da Epidemiologia no Planejamento de Ações em Saúde; Cristaloterapia; Tecnologia e Elaboração de Produtos Cárneos; Casqueamento Curativo e Preventivo de Bovinos; Cirurgia de Animais Selvagens; A Técnica de PCR – Princípios e Aplicações; Técnicas de Sutura para Procedimentos Emergenciais em Cães e Gatos; Farmacocinética da Homeopatia e Anestesia Ambulatorial para Clínicos de Cães e Gatos.

Fomos às universidades, empresas e ao campo, buscando abordar a maior parte das áreas de atuação profissional do Médico Veterinário através da contribuição inestimável dos palestrantes, que abraçaram esse desafio e compartilharam suas experiências e conhecimentos conosco ao longo da semana.

Poucas horas de sono, muito trabalho e muitas demandas. Mas com muita dedicação, força de vontade e empenho, pudemos proporcionar aos ouvintes uma experiência digna de um grande congresso, trazendo à nossa casa nomes de relevância na Medicina Veterinária e Zootecnia no cenário brasileiro.

Com sensação de dever cumprido e orgulhoso por toda equipe que contribuiu para a realização desse evento, posso afirmar que juntos plantamos sementes para que a XXXII SEMEV seja um SUCESSO ainda maior!

One thought on “A SEMANA DO MÉDICO VETERINÁRIO DA UFRRJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *