Home>Desporto>(RE)COMEÇAR A PEDALAR
Desporto Lifestyle

(RE)COMEÇAR A PEDALAR

O ciclismo tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. E não é preciso uma bicicleta de última geração e milhares de equipamentos para entrar nesse mundo. No entanto, alguns aspetos são fundamentais para garantir a segurança. Além disso, é preciso ter um certo conhecimento sobre o funcionamento da bicicleta e ir com calma para evitar acidentes de percurso.

A ESCOLHA DA BICICLETA

Avalie se a bicicleta é adequada para o seu biótipo, caso contrário, isso pode ocasionar sintomas desagradáveis, como dores lombares ou até mesmo lesões. Uma forma de evitar o problema é fazer uma avaliação sobre a personalização das partes da bicicleta que serão adaptadas conforme as medidas de braço, da perna e do tronco. Há sites que ajudam a calcular o tamanho adequado ao inserir as suas medidas. Ainda mais importante do que saber o tamanho certo, é identificar o objetivo que se tem na modalidade e o tipo de treino que pretende fazer. Isso vai ser crucial para definir que tipo de bicicleta se pretende comprar (speed, BTT, etc).

ARRANJOS BÁSICOS

A sensação de liberdade e de autonomia que o ato de pedalar nos dá é única… Até que um pneu fure ou a direção desregule na melhor parte do percurso. É fundamental ter em mãos um kit de ferramentas, além de um pouco de conhecimento sobre o funcionamento da bicicleta, e, claro, uma bomba para encher o pneu. Com isso, o praticante consegue realizar pequenos arranjos e seguir em frente.

CONHECER BEM A BICICLETA

Conhecer o equipamento e estar atento aos eventuais barulhos ou a algo que possa incomodar as pedaladas é muito importante. Manter a bicicleta inspecionada é a melhor forma de se evitar problemas mecânicos que possam comprometer o treino.

UTILIZAÇÃO DAS MUDANÇAS

As  mudanças é o seu melhor recurso para economizar energia. Saber trocar a mudança/velocidades no momento certo é fundamental também por questões de segurança. Um erro ao mudar de velocidade pode fazer com que a corrente se solte e causar uma queda. 

PEDALAR EM GRUPO

Andar em grupo, além de agradável, mais seguro e emocionante, é também uma estratégia do desporto. Deve-se começar a pedalar com amigos. Há sempre quem ajude e acompanhe o ritmo, mas é conveniente manter uma distância segura e adequada para não atrapalhar o grupo. 

Se pretende (re)começar a pedalar, como é o meu caso, ficam estas dicas que julgo serem importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.