Home>Lifestyle>MENTORING… SABE O QUE É?
Lifestyle

MENTORING… SABE O QUE É?

Por vezes os novos desafios na vida profissional fazem-nos carecer de ajuda de terceiros para encontrar o nosso rumo.

E é aqui que entra o Mentoring!

Se já sabes o que queres profissionalmente mas sentes que precisas de aconselhamento profissional na área escolhida esta pode ser a resposta.

O Mentor é alguém com quem estabeleces uma relação, alguém com experiência no ramo que escolheste, que está disponível para te orientar e para te servir de modelo. Como cada ramo tem diversas especificidades podes precisar de mais do que um Mentor conforme as tuas necessidades

Através da experiência o Mentor pode partilhar contigo ideias, ajudar-te a construir uma base de contactos e apresentar-te a pessoas importantes para o teu futuro.

Então, o que é que um Mentor pode fazer por ti?

– Dar conselhos;

– Orientar no desenvolvimento de skills;

– Ajudar a tomar decisões;

– Partilhar ideias e experiências;

– Ajudar a identificar as skills e a escrever o teu CV;

– Planear estratégias para entrevistas;

– Transmitir confiança;

– Orientar o teu plano de carreira.

Mas atenção porque o Mentor não vai fazer milagres nem vai estar disponível a qualquer momento. Tens de compreender que ele tem vida profissional e uma vida própria. É apenas uma ajuda. Tens de te adaptar à sua disponibilidade! Por isso mesmo o ideal é encontrar vários Mentors.

E como se encontra um Mentor?

– Na tua rede pessoal, profissional ou através da indicação de alguém que conheces;

– Numa rede/programa de mentoring;

– Procura, pergunta… e, se for preciso, pede.

E o que precisas para captar um “Mentor”?

Demonstra que estás aplicado, que tens uma estratégia, que sabes o que queres. Prepara perguntas pertinentes e mostra que estás motivado.

Para a relação funcionar tens de confiar no teu Mentor e ser honesto com ele. Quanto mais aberta for a relação relativamente aos propósitos, melhor.

Cria um plano antes de te apresentares e de reunires com um Mentor. Organiza tudo bem para não desperdiçares o tempo dos dois.

Além de te apresentares e forneceres todos os dados necessários sobre ti, sobre as tuas capacidades e sobre as tuas ambições, terás de estabelecer objectivos e identificar as tuas dificuldades.

Cada vez mais se utiliza a ajuda de Mentors.

Porquê? Porque de facto ajuda. Porque quando queremos mudar ou simplesmente avançar, toda a ajuda é bem-vinda e, claro: porque ao contrário do que muitos pensam ainda há gente (profissionais) que ajudam sem interesse de tirar proveitos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.