Por vezes os novos desafios na vida profissional fazem-nos carecer de ajuda de terceiros para encontrar o nosso rumo.
E é aqui que entra o Mentoring!
Se já sabes o que queres profissionalmente mas sentes que precisas de aconselhamento profissional na área escolhida esta pode ser a resposta.
O Mentor é alguém com quem estabeleces uma relação, alguém com experiência no ramo que escolheste, que está disponível para te orientar e para te servir de modelo. Como cada ramo tem diversas especificidades podes precisar de mais do que um Mentor conforme as tuas necessidades
Através da experiência o Mentor pode partilhar contigo ideias, ajudar-te a construir uma base de contactos e apresentar-te a pessoas importantes para o teu futuro.
Então, o que é que um Mentor pode fazer por ti?
– Dar conselhos;
– Orientar no desenvolvimento de skills;
– Ajudar a tomar decisões;
– Partilhar ideias e experiências;
– Ajudar a identificar as skills e a escrever o teu CV;
– Planear estratégias para entrevistas;
– Transmitir confiança;
– Orientar o teu plano de carreira.
Mas atenção porque o Mentor não vai fazer milagres nem vai estar disponível a qualquer momento. Tens de compreender que ele tem vida profissional e uma vida própria. É apenas uma ajuda. Tens de te adaptar à sua disponibilidade! Por isso mesmo o ideal é encontrar vários Mentors.
E como se encontra um Mentor?
– Na tua rede pessoal, profissional ou através da indicação de alguém que conheces;
– Numa rede/programa de mentoring;
– Procura, pergunta… e, se for preciso, pede.
E o que precisas para captar um “Mentor”?
Demonstra que estás aplicado, que tens uma estratégia, que sabes o que queres. Prepara perguntas pertinentes e mostra que estás motivado.
Para a relação funcionar tens de confiar no teu Mentor e ser honesto com ele. Quanto mais aberta for a relação relativamente aos propósitos, melhor.
Cria um plano antes de te apresentares e de reunires com um Mentor. Organiza tudo bem para não desperdiçares o tempo dos dois.
Além de te apresentares e forneceres todos os dados necessários sobre ti, sobre as tuas capacidades e sobre as tuas ambições, terás de estabelecer objectivos e identificar as tuas dificuldades.
Cada vez mais se utiliza a ajuda de Mentors.
Porquê? Porque de facto ajuda. Porque quando queremos mudar ou simplesmente avançar, toda a ajuda é bem-vinda e, claro: porque ao contrário do que muitos pensam ainda há gente (profissionais) que ajudam sem interesse de tirar proveitos.