Já não sabe como ocupar os miúdos?
Seguem-se algumas sugestões de atividades para manter as crianças ocupadas nas férias,
com ideias para os mais novos e para os mais crescidos, supervisionadas e orientadas pelos pais. Mais partilha e animação.
Ideias para os mais novos:
Em casa
1. Fazer um bolo. Sugere-se um bolo simples, como o bolo de iogurte, em que eles possam ajudar e lamber as colheres. Para bolos que agradam a todos experimentem fazer bolinhos de todos os sabores com a ajuda dos mais pequenos.
2. Montar uma tenda dentro de casa. Se não puderem sair de casa, monte uma tenda no meio da sala e acampem ali mesmo!
3. Fazer bolachas e decorar com glacê. É uma atividade 2 em 1: dá para ajudarem a fazer as bolachas, e só isso já é uma festa. Depois de as bolachas cozerem e arrefecerem, podem decorá-las com glacê, confetis e brilhantes comestíveis – o que vos apetecer e tiverem disponível.
4. Usem a imaginação e pintem pedras da praia com motivos divertidos. Peixes, bonecos, o que quiserem. Os pais ajudam, claro. Depois é a hora da história: inventem histórias com os personagens assim criados.
5. Escrever e mandar um postal. Cada vez menos recebemos cartas e postais, e esta é uma atividade que relembra os tempos de infância dos pais, sem telemóveis ou internet. Se forem de férias para longe podem até endereçar os postais para casa, e ter uma surpresa no regresso.
6. Fazer limonada cor de rosa. Uma sugestão saborosa e colorida para os dias mais quentes.
7. Fazer bonecos. Usem sacos de plástico para construírem bonecos com os quais podem depois brincar.
8. Fazer esculturas gigantes com plasticina caseira.
9. Organizar uma festa na banheira. Levem música para a casa de banho e convidem os brinquedos que não se estragam com a água.
10. Pintar. É mesmo para sujar tudo. Escolham tintas adequadas à idade, e para os mais pequenos podem fazer tintas comestíveis com corantes alimentares ou com sumos de legumes (cenoura, espinafres, beterraba).
Fora de Casa
11. Fazer um piquenique. É sempre giro comer ao ar livre, mesmo que seja num parque pertinho de casa.
12. Ir à biblioteca. As bibliotecas municipais têm com frequência leitura de histórias e atividades plásticas, dedicadas aos mais pequenos – e normalmente gratuitas. É um programa giríssimo e podem complementar tornando-se utentes e requisitando livros para as férias.
13. Ir apanhar fruta. Para as crianças dos centros urbanos é bom saber que as frutas não nascem no supermercado. Passear num pomar e apanhar fruta é uma experiência didática e divertida.
14. Andar de barco, bicicleta, autocarro, metro, comboio ou avião. Vale tudo, desde que seja diferente do dia a dia.
15. Ir a uma festa popular. Em todas as aldeias do país há festas durante o verão, com petiscos, rifas, musica animada, farturas, balões… Uma experiência que as crianças vão adorar.
Sugestões para os mais crescidos:
Em casa
16. Transformem uma t-shirt. Com tesoura, linhas, missangas, fitas e botões dêem uma nova vida a peças de roupa antigas.
17. Pizza e filmes. Um sucesso para todas as idades, podem fazer a pizza de raiz, massa e tudo, ou comprar massa de pão e fazer as pizzas com os seus ingredientes preferidos. Depois deliciem-se enquanto veem filmes de acção, aventuras e romance.
18. Junior Masterchef. Os mais crescidos já se podem aventurar a preparar umas refeições especiais, como fondue de chocolate com frutas, bananas de pijama ou salsichas do espaço.
19. Noite do pijama. É um programa divertido à noite para eles e para os melhores amigos, e os pais podem ficar descansados porque eles nem têm de sair de casa. Podem caprichar, incluindo spa com manicure e pedicure para elas, ou noite de jogo do Playstation para eles.
20. Dia dos jogos. Juntem a família para diversão à moda antiga, com jogos de tabuleiro como o Monopólio, Pictionary ou Trivial Pursuit Junior – ou até um campeonato de King. Não vale fazer fitas se perderem (pais e mães incluídos).
21. Façam um castelo com cartas. É bem mais difícil do que parece… e exercitam a coordenação!
22. Bordar um pano. Experimentem e vão adorar; fazer o ponto certo é como um jogo.
23. Escrever e ilustrar. Um pequeno conto sobre a vossa família… quem sabe não se tornará um best-seller?
24. Pintar. Pintem um quadro para decorar o quarto ou para oferecer às avós babadas.
Fora de Casa
25. Passeio. Percorram a vossa cidade como se fossem turistas. Usem mapas, façam perguntas, tirem fotografias… de certeza que vão descobrir coisas que nunca viram antes!
26. Voluntariado. Ajudar a limpar as praias ou as florestas, ou ajudar num centro de idosos, são excelentes programas.
27. Requisitar livros na biblioteca. Uma excelente alternativa aos jogos de consola e à internet, nas bibliotecas podem requisitar livros gratuitamente e passar horas entretidos offline.
28. Ir a um parque aquático. Quanto mais crescidos são, mais podem aproveitar, mas há sempre piscinas e escorregas para todas as idades. Muitos parques têm outras atrações, como shows de aves ou outros animais, e parques de diversão, garantindo um dia bem passado.
29. Acampar. Por uma noite ou por um fim de semana, há muitas crianças que nunca acamparam, e é uma experiência gira em família e/ou com os amigos. Há até empresas que organizam uma noite de acampamento para jovens, com monitores especializados.
30. Jovens Einsteins. Participar num dos inúmeros programas Ciência Viva que se realizam gratuitamente por todo o país vai desentorpecer o cérebro adormecido pelas férias escolares. Se são inventores por natureza, espreitem também a nossa lista de locais a visitar para explorar a Ciência em família.
31. Cinema ao ar livre. Façam o vosso próprio cinema ao ar livre, para o qual nem sequer precisam de um projetor: só de um tablet e de um jardim.
32. Participar num mercadinho. Vendam roupa que já não serve ou brinquedos com os quais já não brincam e depois ofereçam o dinheiro a uma associação… pode ser uma pequena contribuição, mas fará toda a diferença no sorriso de outras crianças.
33. Museus. Programem visitas a museus em família.
34. Animais. Visitar um Jardim Zoológico, como o Jardim Zoológico de Lisboa, o Zoo de Santo Inácio e o Zoo de Lagos, passear pelo Borboletário do Jardim Botânico ou até aprender sobre a vida marinha no Oceanário de Lisboa, no SEALIFE Porto ou no Zoomarine é sempre didático e divertido.
35. Noites temáticas. As crianças adoram desporto? São vaidosas e super entusiastas das novas tendências da moda? Adoram as músicas do Justin Bieber e da Ariana Grande? As paixões dos miúdos podem dar origem a noites muito divertidas. Criem quizzes sobre os seus ídolos ou sobre a cultura local do país em que nasceram. Joga-se o Mundial de Futebol 2018! Cozinhem pratos dos países em jogo!
36. Caça ao Tesouro. Programem uma caça ao tesouro, ajustada às idades dos participantes. Quem é que vai encontrar o pote de ouro?