Home>Cidadania e Sociedade>O PODER DO DESPORTO REI
Cidadania e Sociedade Desporto

O PODER DO DESPORTO REI

O futebol consegue reunir o interesse de 42% da população mundial, mais seis pontos percentuais do que o basquetebol. Em terceiro lugar está o atletismo que atrai 28% da população, mais um ponto percentual do que o ténis. Daí a designação de desporto rei. Estas são algumas das conclusões da Nielsen Sports de um estudo que fez em 18 países. Em quinto lugar surgem os desportos motorizados com 24%. E o estatuto do futebol parece estar a crescer dada a atração, nomeadamente, nos países mais populosos do mundo, a China e a índia. Basta atentar nos números. Em 2013 o interesse do futebol era de 27% tendo passado para 32% em 2017, na China, enquanto que, na Índia, passou de 30% para 40%. Sendo que em ambos os países as faixas etárias mais interessadas são desde os 16 aos 44 anos.

O estatuto do futebol parece incontestável, mas qual a sua grandeza? Quais são as audiências? Que receitas gera? Quanto valem as suas estrelas?

O crescente interesse no futebol tem efeitos nas receitas geradas pelos direitos de transmissão sobretudo quando ocorre um torneio como o Campeonato do Mundo. Se no mundial de 2002 as receitas de direitos foram de 1200 milhões de euros, em 2018, foram de 3100 milhões de euros.

Por outro lado, enquanto se eterniza o debate sobre quem é o melhor jogador do mundo, nas redes sociais o craque português bate o seu colega argentino por uma larga margem, No que respeita a interações no Facebook, Instagram e Twitter, Ronaldo tem mais do que Messi e Neymar juntos. De janeiro a maio deste ano Cristiano Ronaldo teve 570.4 milhões de interações, Neymar 294.3, Messi 200.8, Sérgio Ramos 58.5 Mohamed Salah 105.3, Paulo Dybala 89.8, Marcelo 84.1, Iniesta 79.4, James Rodriguez 64.5 e o último desta lista foi Paul Pogba com 60.3 milhões.

Em termos de seguidores, CR7 lidera uma vez mais, não só no universo dos futebolistas, com 322.8 milhões, sendo que a segunda é Selena Gomez com 256.3. Neymar está em terceiro com 194.2 milhões de seguidores, ligeiramente à frente de outra cantora e atriz Beyoncé com 193.5. Donald Trump também está bem cotado com 84.5 milhões ocupando a nona posição.

Quanto à paixão, o futebol, durante anos, foi considerado o jogo da Europa, que o inventou e da América do Sul, que o desenvolveu, mas, o interesse nesta modalidade já se espalha por todo o planeta. E é num pequeno país do médio oriente, onde existe a maior percentagem de população que vibra com a modalidade, os Emiratos Árabes Unidos com 80%. A Tailândia está em segundo lugar, com 78%, mas Portugal está em terceiro lugar do ranking mundial dos fanáticos do futebol com 75%. Como não era de espantar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.