Home>Lifestyle>VIAGEM A PARIS DIA#4
Lifestyle Mundo

VIAGEM A PARIS DIA#4

Alors, quer continuar a acompanhar-nos pela capital francesa?

Venha daí.

  1. Jardin du Luxembourg

O Jardim de Luxemburgo é um jardim aberto ao público, localizado no 6 º distrito de Paris . Criado em 1612 a pedido de Maria de Médici para acompanhar o Palácio de Luxemburgo, foi restaurado pelo arquiteto Jean-François-Thérèse Chalgrin sob o Primeiro Império e agora pertence ao Senado . Abrange 23 hectares ( 21 abertos ao público) decorados com canteiros de flores e esculturas. Um encontro favorito para os parisienses, também atrai visitantes de todo o mundo.

Os parisienses o chamam, carinhosamente, de ” Luco ”

2. Église Saint-Sulpice

A igreja de Saint Sulpice é um grande igreja do Odéon, no 6 º distrito de Paris . Está localizado na Place Saint-Sulpice . É dedicado a Sulpice, o Piedoso , antigo Arcebispo de Bourges.

A igreja foi classificada como monumento histórico desde 0 de maio de 1915 .

Curiosidades:

É um dos locais parisienses onde decorre a ação do romance «O Código da Vinci», de Dan Brown, best-seller em 2003.

3. Saint-Germain-des-Prés

O bairro originou-se ao redor da Abadia de Saint-Germain-des-Prés, um enorme complexo monástico fundado na Idade Média que teve grande importância na história da cidade e da França. A partir do início do século XIX o complexo foi destruído em sua maior parte, criando espaço para o desenvolvimento do bairro. Da abadia restou a igreja, que atualmente serve a paróquia de Saint-Germain-des-Prés. Este monumento, construído entre os séculos XI e XII, é a mais antiga igreja de Paris ainda de pé.

Dos clubes de jazz ao Café de Flore ou ao Deux Magots, as ruas estão repletas de turistas e lembranças.

4. Sorbonne (Université de la)

A Sorbonne é um sítio histórico situado no Quartier latin de Paris. Seu nome é alusivo ao teólogo do século XIII Roberto de Sorbon, fundador do Colégio de Sorbonne em 1257, que à época era dedicado ao ensino de teologia. Roberto de Sorbon vinha a ser o capelão da Casa Real e confessor de Luís IX, rei da França, canonizado como São Luís da França.

O nome Sorbonne designa, em linguagem corrente, a antiga Universidade de Paris (antes de 1793), bem como as faculdades que ali se estabeleceram no século XIX e a nova Universidade de Paris, correspondente ao período de 1896 a 1971.

Foi palco histórico dos protestos estudantis em França, num movimento denominado »Maio de 68»: um conjunto de manifestações e lutas que ocorreram entre maio e junho desse ano e que correspondem a uma período de ruturas marcantes da história contemporânea francesa.

5. Panthéon

Tem 110 metros de comprimento e 84 metros de largura. A fachada principal está decorada com um pórtico de colunas de estilo coríntio que apoiam um frontão triangular da autoria David d’Angers. O edifício, em forma de cruz grega, é coroado por uma cúpula de 83 metros de altura, com um lanternim no topo. O seu interior está decorado por pinturas académicas de Pierre Puvis de Chavannes, Gros e Cabanel, entre outros.

 

6. Quartier Latin

O Quartier Latin (em português, Bairro Latino)é um bairro que fica no quinto e no sexto distritos de Paris, na França.  Localiza-se na margem esquerda (sul) do Rio Sena, em torno da Universidade de Sorbonne. O nome do bairro deriva do fato de o latim ter sido amplamente falado próximo à universidade durante a Idade Média.

 

 

 

Agora, descansemos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.