Home>Lifestyle>VIAGEM A PARIS DIA#5
Lifestyle Mundo

VIAGEM A PARIS DIA#5

Ainda há tanto para descobrir. Devagar, devagarinho, havemos de nos maravilhar.

  1. La Cité des sciences et de l´industrie/ La Géode
A Cidade das Ciências e da Indústria

A Cidade da Ciência e Indústria é uma instituição especializada na disseminação da cultura científica e técnica. Criado por iniciativa do Presidente Giscard d’Estaing , sua missão é transmitido para um grande público, incluindo crianças e adolescentes, conhecimentos científicos e técnicos , bem como atrair o interesse dos cidadãos para as questões sociais relacionados à ciência, pesquisa e indústria .

A cidade está no Parc de la Villette , no Porte de la Villette , em um local anteriormente ocupado pelos matadouros de La Villette , no 19 º distrito de Paris , França.

É o coração de um sistema que visa promover a cultura científica e técnica: os Centros de Cultura Científica, Técnica e Industrial (CCSTI). Com a Cidade da Música e o Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris , faz parte do Parc de la Villette .

2. Tour Eiffel

A Torre Eiffel  é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, a qual se tornou um ícone mundial da França. A torre, que é o edifício mais alto da cidade, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas frequentando-o anualmente. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

Possui 324 metros de altura e fica cerca de 15 centímetros mais alta no verão, devido à dilatação térmica do ferro. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova Iorque, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, é a segunda estrutura mais alta do país, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tendo o andar sanitários e várias lojas, e o segundo nível tem um restaurante.

A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França, sendo parte de cenários de filmes que se passam na cidade. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para todo o país, como quando a torre foi usada como o logótipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.

Curiosidade: Em 1925, os jornais anunciaram que a Torre Eiffel poderia ser demolida. Dois vigaristas aproveitaram para vender a torre a um sucateiro.

3.Champ-de-Mars (École Militaire)

A Academia Militar é  uma instituição de ensino superior militar fundada em 1750 pelo rei Louis XV.

Este complexo monumental construído no século XVIII pelo arquiteto do rei Ange-Jacques Gabriel e ainda ativo, fecha a perspectiva Sudeste de Marte , onde a revisão anual é feita das tropas, quem o fará mais tarde nos Champs-Élysées . É classificado como monumento histórico desde 1990.

4. Palais de Chaillot

O Palais de Chaillot é um palácio de exposições localizado no 16º distrito de Paris, situado na Praça do Trocadéro e do onze de Novembro (Place du Trocadéro et du onze novembre), na colina de Chaillot. Foi realizado no âmbito da Exposição Universal de Paris de 1937 pelos arquitectos, e vencedores do Prémio de Roma, Léon Azéma, Jacques Carlu e Louis-Hippolyte Boileau, em lugar e no sítio do Ancien Palais du Trocadéro.

 

5. Au fil de l´eau: Bateau-mouche

Os mais conhecidos são os que circulam no rio Sena em Paris, e de onde a designação originalmente apareceu. Na realidade, o termo é uma marca registada da Compagnie des Bateaux Mouches, a principal operadora deste tipo de embarcações no Sena.

Encontram-se no DNA turístico da capital.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.