Em momento de despedida desta agradável viagem, houve ainda tempo:
- Quartier de la Défense
Construído desde a década de 1960 , a Defesa é composta, maioritariamente, por prédios altos , principalmente por escritórios (aproximadamente três milhões de metros quadrados). No entanto, a Defesa é um bairro misto: abriga 600.000 m 2 de habitação e a abertura do centro comercial Les Quatre Temps , em 1981, era de facto um grande centro comercial em Île-de-France. Em 2009 , o distrito tinha registado 2.500 empresas, cerca de 180.000 funcionários e 20.000 habitantes, 4 em 71 torres.
É uma bairro visitado por mais de 8 milhões de turistas por ano.
2.Grande Arche de la Défense
O Grande Arco de La Défense é um monumento situado no bairro de La Défense, na periferia oeste da aglomeração parisiense, no território da comuna de Puteaux (Hauts-de-Seine).
O arco recebeu este nome por estar situado no moderno bairro da periferia oeste de Paris, o bairro de La Défense (assim chamado em memória a resistência oposta pelos franceses às tropas prussianas na guerra franco-prussiana).
3.Église de La Madeleine
A Igreja Madeleine está localizado na Place de la Madeleine no 8 º distrito de Paris . É uma ilustração perfeita do estilo arquitectónico neoclássico com seu pórtico octostyle .
A sua construção ocorreu ao longo de 85 anos por causa da instabilidade política na França no final do século XVIII, início do IXX . As mudanças políticas da época fizeram com que o destino e os planos mudassem várias vezes.
Sob o frontão, a inscrição em latim “DOM SVB. INVOCAT S. MAR. MAGDALEN “significa” a Todo-Poderoso e Grande Deus, sob a invocação de Santa Maria Madalena “. O edifício tem um comprimento de 108 metros, uma largura de 43 metros, uma altura de 30 metros e está rodeado por 52 colunas coríntias.
4.Opéra Garnier
A Ópera Garnier ou Palais Garnier é uma casa de ópera localizada no IX distrito de Paris, França. O edifício é considerado uma das obras-primas da arquitetura de seu tempo. Construído em estilo neobarroco, é o 13º teatro a hospedar a Ópera de Paris, desde sua fundação por Luís XIV, em 1669. A sua capacidade é de 1979 espectadores sentados.
O palácio era comumente chamado apenas de Ópera de Paris, mas, após a inauguração da Ópera da Bastilha, em 1989, passou a ser chamado Ópera Garnier.
5.Galeries Lafayette
Um grande armazém de moda e o mais célebre de Paris, é um símbolo da arte de viver “à la française”. Tem como slogan «Ici, la mode vit plus fort». Uma arquitetura circular, com inúmeras varandas e uma grande cúpula, inaugurada a 8 de Outubro de 1912. As galerias estão localizadas na Avenida Haussmann 40, no 9.º distrito de Paris.
6.Place Vendôme
Place Vendôme é uma praça no 1º distritode Paris localizada ao norte do Jardim das Tulherias e a leste da igreja de la Madeleine. É o ponto de início da Rue de la Paix. A sua arquitetura deve-se a Jules Hardouin-Mansart, que concebeu em 1699 um plano urbanístico ao qual deviam moldar-se os proprietários dos imóveis. A maior parte das fachadas está classificada como Monumento histórico.
O local também é conhecido por ser o local onde o compositor romântico Frédéric Chopin, que viveu seus últimos anos e morreu em 17 de outubro de 1839.
Gostou da viagem?
Pois é! Chegou ao fim.
Lembre-se de que viajar para além do lazer é, também, uma forma de “beber cultura” e Paris é isso: cultura, arte e tradição.
Merci et à bientôt