Saúde oral é sinónimo de prevenção.
No passado, este tema, apesar de pertinente, era despromovido e não considerado importante.
Com o passar dos anos e um maior acesso à informação e edução, a nossa população começou a despertar para o bem estar físico e psicológico.
O “doutor Google” informa sobre as doenças e lesões da cavidade oral.
Quer queiramos ou não, se não gostarmos de nós outros problemas virão. Assim, o olhar para o espelho e vermos a estética de um sorriso bonito, dentes bem tratados, não só dá boa aparência física como também transmite aos outros confiança, bem estar e personalidade.
Temos que nos responsabilizar! A saúde oral deve ser coadjuvada por profissionais e educadores.
Vamos olhar para a nossa boca todos os dias, não só escovar os dentes e língua duas vezes por dia, durante três minutos, com suavidade e carinho, mas também observar toda a cavidade oral (bochechas, céu da boca, por baixo da língua e lábios).
Qualquer alteração, de cor, aspeto, tamanho, por mais pequena que nos pareça, deve ser levada em conta, principalmente se perdurar, mais do que quinze dias.
Daí eu considerar a prevenção como sinónimo de saúde oral!
A ida ao médico dentista deve ser, no mínimo, bianual. Temos que criar o hábito de termos um médico de família e um médico dentista familiar.
Garanto-vos que a prevenção evita perdas dentárias precoces, lesões graves e gastos desnecessários.
Prevenir ajuda a melhorar o nosso bem estar físico, psicológico e económico.
Na sociedade atual, tudo se reflete em números: “dinheiro” gasto para isto e aquilo. Ora, se atendermos a que que a prevenção, como numa manutenção regular do nosso automóvel, máquina de lavar roupa, louça, aspirador de pó, permite poupar o nosso precioso dinheiro em circunstâncias desastrosas em que nada mais há a fazer do que tratar, arrancar, ou outro tratamento radical dos nossos dentes, então estamos como o empresário que se lamenta de ter uma equipa de manutenção para o seu equipamento produtivo, mas que agradece o facto destes nem se notarem, pois a empresa não para por falta de equipamentos produtivos, paragens desnecessárias ou outros contratempos indesejados.
Assim devemos nós de ter a postura perante a nossa saúde, na oral, em particular; prevenir é o melhor remédio.
Já diz o velho ditado: “Mais vale prevenir do que remediar!”
Visite o seu médico dentista com regularidade, não apenas quando o dente dói!