Home>Saúde e Vida>PERTURBAÇÕES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR NA ADOLESCÊNCIA
Saúde e Vida

PERTURBAÇÕES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR NA ADOLESCÊNCIA

Devemos tratar com cuidado os nossos adolescentes, porque os mesmos trazem com eles sonhos que podem ser “ EU QUERO SER MAGRO”, não existe mal nenhum neste sonho, o que ele não pode é tornar-se numa obsessão.

Existem assim várias perturbações alimentares, como a anorexia, a bulimia ou as compulsões alimentares e todas elas são entendidas pelos adolescentes como uma preocupação obsessiva por perder peso, ter um corpo modelado. Para tal fazem horas de muito exercício até atingir esses objectivos.

Comer para estes adolescentes que apresentam uma perturbação alimentar passa a ser a coisa mais importante na vida deles.

Sendo assim, a anorexia nervosa e a bulimia são perturbações do comportamento alimentar, que se encontram relacionadas com a imagem corporal e controlo do impulso alimentar.

Quem sofre de anorexia nervosa e bulimia tem uma preocupação excessiva com a comida e um medo irracional de ficar gordo.

Na anorexia nervosa um dos sintomas principais é o adolescente não comer. Recusa-se a comer devido a uma distorcida imagem corporal, que lhe causa aversão à comida. Estes adolescentes recusam-se a comer ficando doentes.

A bulimia é uma perturbação diferente, ou seja, o adolescente ingere grandes quantidades de comida e depois induz o vómito.

Dos estudos que se têm realizado vimos que estas perturbações são mais frequentes nos adolescentes do sexo feminino.

Devemos fazer um reconhecimento precoce destas perturbações junto dos nossos adolescentes e é fundamental existir um encaminhamento para a consulta psicológica específica destas perturbações.

Como psicóloga clinica de abordagem sistémica não podia deixar de dizer que o envolvimento da família é fundamental para o sucesso do tratamento, reforçar os laços familiares entre as figuras parentais e estes adolescentes.

O tratamento passa por terapia individual ou terapia de grupo e ainda terapia familiar. Em casos mais graves pode-se ter que recorrer a internamento hospitalar.

Os sintomas dos sinais na anorexia são extensos, o adolescente tem medo intenso de engordar, faz restrições alimentares, tem perda excessiva de peso, prática de forma excessiva de exercício físico, e pode ter ausência ou períodos menstruais irregulares e ainda prisão de ventre, dor abdominal, falta de energia e cansaço.

Na bulimia os sinais e sintomas que os adolescentes apresentam são o medo de engordar, fazer uma alimentação compulsiva, têm períodos menstruais irregulares e usam laxantes de forma excessiva, assim como induzem o vómito. Apresentam dores abdominais frequentes, inflamações no sistema gastrointestinal, inflamações constantes na garganta, barriga, mãos e pés inchados, prisão de ventre e sensação de fraqueza ou tonturas.

Viva assim de forma saudável, sem medo de se olhar ao espelho e quando o fizer veja para além do mesmo, ou seja, penso que somos mais que um corpo que reflecte uma imagem. Seja um adolescente saudável, não queira ser vítima de uma perturbação alimentar como eu acabei de descrever.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.