Home>Saúde e Vida>O MELHOR DO MUNDO
Saúde e Vida

O MELHOR DO MUNDO

Além de profissional sou mãe, pelo que sei do que estou a falar.
Há idades em que temos de ser nós a lavar-lhes os dentes. Pais, não se demitam desta função! Não os deixem, antes de irem para a cama, comer leite com bolachas, cereais, ou outras guloseimas. Esses hábitos causam cáries dentárias precoces nos dentes decíduos (dentes de leite).
À noite, já cansados da servidão sem redenção do nosso pesado quotidiano, esquecemo-nos de lhes voltar a escovar os dentes, ou de os mandar executar tal tarefa, como se de entendidos e especialistas se tratassem.
Educar é insistente, persistente, cansativo e monótono. A “violência” da educação pode evitar ver os nossos filhos chorar de dor, que é das piores situações que nos pode acontecer.
O Sistema Nacional de Saúde (SNS) criou, para nos ajudar, alertar e diminuir a incidência e prevalência da cárie dentária, o Cheque Dentista.
Este cheque dá acesso a cuidados de medicina dentária nas áreas da prevenção, diagnóstico e tratamento. Estou a falar-vos dele como mais uma arma de prevenção.
Aos 7, 10 e 13 anos, são as idades em que rompem, em regra, os dentes definitivos. Se estivermos atentos, prevenimos que estes dentes ganhem cáries, ao ser-nos permitido, pelo acesso ao cheque dentista, consultar o médico dentista.
E tudo isto, pais e/ou encarregados de educação, sem qualquer custo para as famílias.
Foi realmente muito importante no nosso país as doenças orais terem sido consideradas como um assunto de saúde pública, pois o profissional poderá alertar para algum tipo de problema que possa existir ou vir a acontecer.
Então, como bons contribuintes e cidadãos, vamos usufruir, com responsabilidade e direito, deste acesso ao SNS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.