CULTURA+LITERATURA+FILOSOFIA

OUTONO DE SETEMBRO

 Setembro é para muitos o início de um novo ciclo.

Qual viagem no tempo, entre o passado e o futuro, há nove meses festejámos o novo ano e contam-se ainda mais três para o seu final.

No entanto, este mês marca uma época de transição com a chegada do outono.

Particularmente conhecida pela queda das folhas nas árvores e a alteração na luminosidade do dia, esta estação chega até nós com uma brisa amena que se transforma num vento frio que arrepia uma pele coberta com um casaco ainda primaveril.

Na verdade, esta renovação é necessária pois se não caíssem, estas folhas, outrora verdes e brilhantes, acabariam queimadas pela friagem do inverno.

E é desta forma que aprendemos com a natureza que é preciso deixar ir para que chegue até nós algo diferente e cuja novidade nos desperte a curiosidade necessária para que a criação de projetos e objetivos, até então escondidos na gaveta, conheçam finalmente a luz do dia.

Setembro marca o início das atividades letivas, do retorno ao trabalho e de uma variedade de muitas outras situações.

É tempo de refletir sobre tudo o que nos propusemos realizar ao longo do ano e que por alguma razão ainda não conseguimos cumprir.

Costuma ser nesta altura que assumimos perante nós próprios que as férias não chegaram para concretizar todas as atividades fantásticas que nos deliciaram aquando da sua idealização e as remetemos para igual período do próximo ano.

Confidenciamos baixinho que tal falha não tem importância até porque já incumprimos antes em circunstâncias similares.

Cogitamos devagar ir ainda a tempo de materializar a meia dúzia de resoluções de final de ano que se perderam algures na azáfama dos dias que seguem muito atarefados um após o outro.

Que o outono de setembro nos faça despir das lembranças das velhas folhas que jazem, agora, inertes no chão húmido e nos permitam abraçar novos desafios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.