Home>Saúde e Vida>BOCEJO: UM “SHOT” DE CONCENTRAÇÃO CONTAGIOSO
Saúde e Vida

BOCEJO: UM “SHOT” DE CONCENTRAÇÃO CONTAGIOSO

“Estás a abrir a boca? Isso é fome ou sono” Dizia a minha avó com tamanha convicção que ninguém ousava questionar se era verdade ou mentira. Afinal de contas os seus 92 anos cederam-lhe a experiência e sabedoria que nenhuma ciência se arriscaria a contrariar. É da boca dela que tenho a memória mais antiga desta célebre frase. Para uns falta de educação, para outros sinal de noite mal dormida e, para os mais transcendentes o resultado da conexão de outras almas na pessoa. A verdade é que desde o homem, passando pelos bebés, cães, gatos e, até as cobras bocejam.

 

Existem imensas teorias para este famoso movimento muscular e, uma delas vai de encontro ao que a minha avó sempre defendeu. Quando uma pessoa boceja, o alongamento dos músculos do maxilar aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça, no pescoço e no rosto. Também envia líquido cefalorraquidiano para baixo, para longe do cérebro. Da mesma forma, quando um bocejo é combinado com a ampla abertura de sua boca (aquela visão que a gente não precisa ter dos outros), esse movimento promove um fluxo de grandes quantidades de ar através das cavidades oral e nasal. Toda esta fisiologia do bocejo traduz-se num aumento da oxigenação do cérebro e, como tal num incremento dos níveis de concentração. Desta forma, este movimento involuntário de abrir a boca leva a uma inalação profunda e prolongada de ar, funcionando como um mecanismo de defesa ao aumentar o estado de alerta do indivíduo de grande utilidade no dia-a-dia das pessoas.  

Outra questão relacionada com o bocejo é o facto de ser considerado contagioso. Basta ver alguém a bocejar ou, muitas vezes, apenas tocar no assunto para estimular o movimento que uma vez iniciado, é quase impossível de interromper. Isto acontece porque o bocejo é controlado por uma área do cérebro com neurónios-espelho que são uma espécie de maria vai com todas. Só não imitamos tudo porque existem áreas específicas que bloqueiam isso.

Com vontade de bocejar? – Sai um shot de concentração.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.